Prefeitura de Mamanguape investe em saúde e amplia atendimentos para população; compare os números

São obras, serviços e ações que mudaram a história da saúde local, levando mais bem-estar e qualidade de vida para toda a população.

25/08/2023 17h13 Atualizado há 5 meses atrás

A Prefeitura de Mamanguape ao longo dos últimos anos vem realizando investimentos que estão fazendo a diferença nos resultados dos números recém levantados pela Secretaria Municipal Saúde desde 2017 nas áreas da Atenção Básica, Atenção Especializada de Média Complexidade, Serviço de Odontologia (CEO e Unidade Móvel). Além de reformas, ampliação e construção de novos prédios para o atendimento da população.

Após um exaustivo trabalho da atual gestão para realizar o desbloqueio das Dezoito Unidades Básicas de Saúde (urbana/rural) junto ao Ministério da Saúde, dez dessas unidades tiveram um crescimento no número de atendimentos. A título de comparação, a produção da Atenção Básica nos anos de 2015 e 2016 foi de 244.816 e 260.430 atendimentos, respectivamente. Já em 2017 e 2018 foi de 284.895 e 301.024, um aumento de 80.673 atendimentos e, em 2023, apenas de janeiro a julho, chegou a marca de 377.844 atendimentos.

Entre os serviços ofertados na Atenção Especializada de Média Complexidade, funcionado no AME – Ambulatório de Especialidades (antigo PAM), estão dermatologia, reumatologia, otorrinolaringologia, ginecologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, obstetrícia de alto risco, urologia, psiquiatria, pediatria, nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e colposcopia. Além de médico cirurgião (pequenos procedimentos), o profissional assistente social, exames laboratoriais, teste do pezinho e o teste da linguinha para recém-nascidos.

Na unidade (AME), nos anos de 2013 a 2016 foram realizados 77.385 atendimentos, entre 2017 e 2020 houve um crescimento exponencial, dadas as contratações de novos profissionais e a implantação de mais serviços, subindo o número de atendimentos para 159.424 atendimentos. Somente do início de 2021 a maio 2023 já foram realizados 139.857 atendimentos.

Além dos investimentos em pessoal, aquisição de equipamentos, implantação de novos serviços e realização de exames, a gestão municipal também investiu pesado na estrutura dos prédios que abrigam os serviços de saúde. Todas as UBSs do município passaram por reformas, readequação e reestruturação, somando-se às unidades já existentes a construção de três novas unidades, sendo uma delas na comunidade Santa Edwiges onde funciona o Pronto Atendimento, e mais duas nos bairros do Cidade Nova e do Sertãozinho (UBS Centro), nos mesmos moldes da primeira e com a construção em curso.

A prefeitura também reformou e revitalizou o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, recuperando toda a estrutura física e investindo em novos procedimentos e equipamentos. A gestão também implantou o Serviço de Odontologia Móvel, com uma unidade veicular totalmente equipada para atender as pessoas nas comunidades e, principalmente, na zona rural do município.

O Centro de Especialidades Dr Antônio Rodrigues Pessoa (Centro de Imagens – CDI) é uma das maiores obras na Paraíba envolvendo recursos oriundos de emenda parlamentar e recursos próprios do município. A Prefeitura de Mamanguape construiu um espaço moderno e bem estruturado, que recebeu equipamentos de ponta que irão beneficiar a população de todo o Vale, acabando com a demanda reprimida e o deslocamento para a capital.