Prefeitura inaugura o Centro de Imagens (CDI) de Mamanguape

O Centro de Imagens (CDI) Antônio Rodrigues Pessoa, um moderno equipamento para a realização de exames de média e alta complexidade, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (2). No prédio onde funcionará a nova unidade especializada fica no centro da cidade, por trás do antigo Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rosário.

A prefeita Eunice Pessoa, na companhia do seu esposo, Dr. Quequinha, do vice-prefeito Zenóbio Rodrigues e do secretário de saúde Rafael Ayres, receberam muitas autoridades e a população para prestigiar a inauguração de um sonho. Entre os presentes estavam o governador do estado João Azevedo, o deputado federal Hugo Motta e a ex-secretária de finanças Danielle Rodrigues, secretários do estado e do município, vereadores do município e de outras cidades e membros da gestão municipal.

O Centro de Imagens (CDI) de Mamanguape é uma das maiores obras na Paraíba envolvendo recursos oriundos de emenda parlamentar e recursos próprios do município. A Prefeitura de Mamanguape construiu um espaço moderno e bem estruturado, que recebeu equipamentos de ponta que irão beneficiar a população de todo o Vale, acabando com a demanda reprimida e o deslocamento para a capital.

Os equipamentos adquiridos foram oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta, algo em torno de R$3.100.00,00 para a compra. A construção do prédio foi feita com recursos próprios do município, fruto da economia e do respeito ao dinheiro praticados pela prefeita Eunice Pessoa.

O Serviço contará com os seguintes equipamentos das diferentes especialidades:

Clínica Médica Gineco-Obstetrícia
Mesa de Exames
Mesa Ginecológica
Negatoscópio
Sistema de Vídeo Endoscopia Flexível
Consultório Cardiologia
Eletrocardiógrafo
Sistema Computadorizado para Teste Ergométrico
Consultório Neurologia
Eletroencefalógrafo
Consultorio Otorrinolaringologia
Otoscópio 
Sala de Aplicação de Ondas de Choque
Cardioversor
Sala de Audiometria
Audiômetro
Bera Sistema de Potencial Evocado
Cabine Audiométrica
Diapasão
Emissões Otoacústicas
Ganho de Inserção
Imitanciômetro
Sistema de Campo Livre
Sala de Educação em Saúde e Reuniões
Ar-condicionado
Cadeira
Mesa de Reunião
Projetor Multimídia (Datashow)
Tela de Projeção
Sala de Exames
Eletroencefalógrafo
Tomógrafo Computadorizado (32 Cortes)
Sala de Mamografia
Mamógrafo Convencional
Sala de Raio-X
Aparelho de Raio X – Fixo Analógico
Impressora Dry de Filmes Radiológicos
Processadora de Filmes Radiográficos
Sala de Ultrassonografia
Ultrassom Diagnóstico sem Aplicação Transesofágica
Salão para Cinesioterapia e Mecanoterapia “In Loco”
Tens e Fes

O Homenageado
Antônio Rodrigues Pessoa era filho de Francisco Claudino Rodrigues e Maria de Lourdes Pessoa, nasceu no dia 08/12/1944 na cidade de Rio Tinto, estudou no grupo escolar Luiz Aprígio, depois no exame de admissão com a professora Josilda Pinto de Menezes. Fez o ginásio no Colégio Matias Freire e o segundo grau no Liceu Paraibano na capital do estado da Paraíba. Depois fez o vestibular para medicina, tendo se formado como médico na Universidade Federal da Paraíba em 1971.

Depois de formado prestou serviço no Hospital Santa Isabel, em seguida foi para São Paulo, onde trabalhou por vários anos, retornando à Paraíba, fez concurso público e trabalhou no Hospital Universitário Lauro Wanderley, como médico anestesiologista. Faleceu durante um procedimento cirúrgico de aderência intestinal, vítima de choque anafilático no próprio hospital.

São irmãos do homenageado Leni, Lelita, Tetê, Biná,  José Bezerril e Quequinha. Deixou um único filho, Cláudio Vinícius, casado com a odontóloga Maria das Neves de Medeiros.

COMPARTILHAR