Secretaria de Saúde realiza evento alusivo ao Dia do Dentista

A Secretaria de Saúde de Mamanguape realizou nesta terça-feira (30) cerimônia alusiva ao Dia do Dentista, comemorado em todo o país no último dia 25 de outubro. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Fênix e contou com as presenças da prefeita Maria Eunice, do secretário de saúde Antônio Neto, da coordenadora de saúde bucal Jéssica Feitosa e de profissionais dentistas de várias unidades de saúde do município.

A Coordenação de Saúde Bucal aproveitou a cerimônia para, além da homenagem, realizar também uma capacitação para os profissionais. Elas têm sido recorrentes no município, trazendo aos dentistas o que há de mais moderno na área da odontologia. De acordo com Jéssica Feitosa, coordenadora de Saúde Bucal, “as capacitações que estão sendo promovidas para os dentistas têm o intuito de valorizar o profissional, como também promover um atendimento adequado para os usuários do serviço”.

Os avanços na Saúde Bucal foram destaque no evento, entre os quais a aquisição de equipamentos importantes como cadeiras odontológicas, canetas de alta e baixa rotação, bombas a vácuo e autoclaves. Os números do setor representam um capítulo à parte, com um expressivo aumento dos procedimentos realizados na Saúde Bucal de Mamanguape. Enquanto em 2016 foram registrados apenas 16.834 procedimentos, em 2017, primeiro ano da gestão, foram contabilizados na produção 47.419 procedimentos, o que representa um aumento de 30.585 procedimento ou 64,5%.

Durante o evento, secretário de saúde Antônio Neto anunciou algumas novidades, principalmente para a população da zona rural do município, como a aquisição de uma unidade móvel odontológica, que vai atender aos moradores das áreas mais afastadas das unidades de saúde da família, e uma unidade móvel de saúde, que funcionará como consultório com equipe médica e de enfermagem, acompanhando a unidade odontológica nos seus deslocamentos e atendendo a demanda das regiões que não tem como ir às USF’s.

A prefeita Maria Eunice parabenizou os profissionais e lembrou a importância dos dentistas para a população e a saúde do município, destacando que a cidade Mamanguape é pioneira na Paraíba no tratamento da sífilis através da Secretaria de Saúde e destes profissionais. Ela também falou das dificuldades e do investimento no setor e, ao final da cerimônia, participou da entrega de brindes aos profissionais.

Homenagem
Ao final do evento, o secretário de saúde Antônio Neto foi homenageado pelos profissionais da Saúde Bucal, numa mensagem preparada por eles e lida por ocasião da celebração. Todos parabenizaram o jovem secretário pelo seu empenho, esforço e dedicação a frente de uma das pastas mais importantes do município, bem como lembraram dos avanços que área odontológica e toda a saúde de Mamanguape já obtiveram sob a sua administração. Visivelmente emocionado, o secretário Neto agradeceu a honrosa menção e disse estar muito feliz por ver as coisas dando certo.

COMPARTILHAR