Prefeitura de Mamanguape lança nesta terça-feira o Projeto “Alô CAPS”

Agendado para a manhã desta terça-feira (29), o lançamento do Projeto “Alô CAPS”, elaborado pela Coordenação de CAPS I e pela Secretaria Municipal de Saúde de Mamanguape, tem o objetivo de facilitar a interação entre os usuários do CAPS I e seus familiares. Será um serviço de orientação pelo telefone que agilizará o acesso ao […]

28/01/2019 14h15 Atualizado há 3 anos atrás

Projeto Alô CAPS

Agendado para a manhã desta terça-feira (29), o lançamento do Projeto “Alô CAPS”, elaborado pela Coordenação de CAPS I e pela Secretaria Municipal de Saúde de Mamanguape, tem o objetivo de facilitar a interação entre os usuários do CAPS I e seus familiares. Será um serviço de orientação pelo telefone que agilizará o acesso ao atendimento. O lançamento entra na programação do Janeiro Branco e o projeto tem como lema: “Falar é a melhor solução”.

“A primeira razão é a quebra de tabus e o enfrentamento do problema. O suicídio é uma questão de saúde pública que leva a vida de 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo. Assim, se o suicídio é prevenível em 90% dos casos, como aponta a Organização Mundial da Saúde, é preciso saber como preveni-lo e isso só se sabe com informação e conhecimento. Por isso, é preciso falar”, esclarece Armani Vicente, Coordenador do CAPS I.

Para o secretário de Saúde, Antônio Neto, a sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio. Falar também é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio. Em comum, essas pessoas sofrem uma grande dor e não veem saída para ela, chegando a pensar no suicídio como uma forma de “matá-la”.

CAPS I – Rua Escritor Lima Pinto, nº 40, Centro

Em geral, quem pensa em suicídio não quer necessariamente morrer, mas fazer aquela dor sair, mas não sabe como. A dor, portanto, precisa ter fim, de alguma forma. Assim como os outros sentimentos, como alegria, orgulho, amor, a dor precisa ser expressa, senão sufoca. Por isso, o CAPS I se coloca à disposição para todos que queiram falar sobre o que estão sentindo, para possibilitar que a dor saia por meio de palavras e não por atos de agressão contra si ou contra os outros.

O projeto disponibilizará também informações sobre consultas agendadas. O “Alô CAPS”, além de prestar informações solicitadas, entrará em contato com o usuário lembrando dos agendamentos, consultas e retornos médicos. Ainda por meio deste projeto, o usuário será comunicado com antecedência, sobre as mudanças de agenda que poderão ocorrer por problemas do profissional ou feriados/ponto facultativo e já oferecerá uma nova data para o atendimento. Sugestões e reclamações também poderão ser apresentadas pelo telefone.

A prefeita Eunice Pessoa disse que os serviços oferecidos pela Prefeitura de Mamanguape buscam sempre a qualidade de vida da população, cada vez mais promovendo a interação para seus públicos específicos. “O Alô CAPS vem para satisfazer uma demanda da qual poucas pessoas têm conhecimento. A secretaria de Saúde e a Coordenação do CAPS estão de parabéns por desenvolver o projeto”, finalizou a Prefeita.