Mamanguape se torna referência como primeiro município do Vale a regularizar o tratamento de glaucoma

Prefeita Eunice e secretários anunciam as clínicas contratadas estão fazendo agendamento de atendimento, procedimentos e entrega dos colírios. A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se torna referência na região do Vale como sendo o primeiro município a regularizar a situação dos usuários (pacientes) para o tratamento do glaucoma. O Glaucoma […]

27/07/2018 10h37 Atualizado há 6 anos atrás

O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica. Por conta disso, ele possui características bem específicas, em que ocorre um dano no nervo óptico – parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro –, causando a perda progressiva (se não tratada) e irreversível da visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Estima-se que a prevalência da doença no mundo é de aproximadamente 1 a 2%; já no Brasil, a estimativa é de que 900 mil pessoas são portadoras da doença.

Anteriormente, o Ministério da Saúde repassava os recursos para o financiamento dos procedimentos de Glaucoma ao município de João Pessoa pelas quantidades de pacientes atendimentos. Depois de um levantamento foi visto que em alguns estados do Nordeste a quantidade de pacientes era acima do que preconizava a OMS (Organização Mundial de Saúde). Por isso, o MS liberou uma portaria suspendendo o financiamento do tratamento por quantidade e estipulou um piso para os municípios, diminuindo drasticamente o valor por pacientes.

O município de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde, concluiu o processo de licitação para contratação de clínicas que prestam o serviço de avaliação/tratamento do glaucoma e já publicou os contratos.

A prefeita Eunice Pessoa (por telefone), o secretário Antônio Neto e o adjunto Rafael Aires participaram do programa institucional de rádio, para anunciar a notícia e informar os, aproximadamente 320 usuários, de que as clínicas contratadas estão fazendo nos próximos dias agendamento de atendimento, procedimentos e entrega dos colírios usados no tratamento do glaucoma.