Guarda Metropolitana participa do XXVIII Congresso das Guardas Municipais

O evento aconteceu na cidade de João Pessoa-PB e a Guarda Municipal trabalhou temas como a criação de leis disciplinadoras, projetos, métodos e técnicas para diminuir os índices de criminalidade, entre outros que compõe assuntos de extrema relevância no cenário atual, ao abordar ideias que efetivamente ajudem na gestão e no planejamento da Segurança Pública […]

20/10/2018 23h57 Atualizado há 3 anos atrás

O evento aconteceu na cidade de João Pessoa-PB e a Guarda Municipal trabalhou temas como a criação de leis disciplinadoras, projetos, métodos e técnicas para diminuir os índices de criminalidade, entre outros que compõe assuntos de extrema relevância no cenário atual, ao abordar ideias que efetivamente ajudem na gestão e no planejamento da Segurança Pública Municipal.

O Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) é a entidade representativa da categoria, reconhecido pela Lei nº 13.022/2014 e que determina ser competência a missão de zelar pela valorização profissional dos guardas municipais e das suas respectivas instituições, em prol da sua atuação condigna com os princípios da proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, da preservação da vida humana, da redução do sofrimento, da diminuição das perdas, do patrulhamento preventivo, do compromisso com a evolução social da comunidade e do uso progressivo da força.

O Congresso aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de outubro, nas dependências do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, onde aconteceram várias palestras sobre mediação social de conflitos no combate ao racismo institucional, intolerância religiosa, xenofobia e outras violações dos direitos humanos, a importância da mediação de conflitos na segurança urbana, as Guardas Municipais na nova lei do SUSP, padronização das Guardas Municipais, armamento, além de mesa redonda sobre a atuação das mulheres na Segurança Pública.

No evento foi entregue uma carta aos representantes do Congresso Nacional e ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, pedindo a inclusão da Guarda Municipal no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), na presença de Guardas Municipais de 143 cidades de 23 Estados. O comandante da Guarda Metropolitana de Mamanguape, Josiene dos Santos, disse que “este foi o primeiro evento do Nordeste sediado em João Pessoa”. Santos também agradeceu a prefeita Eunice Pessoa, pelo apoio que recebeu da Prefeitura de Mamanguape para participar do evento, bem como nas ações da Guarda Metropolitana.