Caminhada Saúde para Todos chega a 12ª edição

A caminhada “Saúde para Todos” surgiu da necessidade de uma diferenciação da prestação de serviços, que hoje já é oferecida pela Secretaria de Saúde de Mamanguape, para os usuários do sistema único de saúde. Iniciamos a primeira caminhada no dia 15 de agosto de 2018, sempre às quartas-feiras, a partir das 5:30 da manhã na Praça da Matriz que, após a reforma, tornou-se ponto de encontro e lazer para a população mamanguapense.

Oferecemos aos usuários das unidades básicas de saúde e a população em geral serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, acompanhados sempre por uma enfermeira ou uma técnica de enfermagem. Como também, exercícios de alongamento muscular, que visam a melhoria da flexibilidade e atividades que trabalhem com aquecimento multiarticular e condicionamento cardiorrespiratório.

Atividades estas, sempre supervisionadas pelo profissional da área de educação física do NASF, Vladimir Pessoa Chaves. Hoje chegamos a décima segunda edição, o que já torna a atividade consolidada como uma opção para manter-se ativo, em busca de uma melhor qualidade de vida. Usuários hipertensos, diabéticos, com dificuldade de marcha e transtornos psicológicos com depressão, são exemplos de pessoas que participam da atividade, havendo relatos de uma sensível melhoria em diversos casos, com a redução medicamentosa.

A proposta do secretário municipal de saúde Antônio Máximo Neto é que, em breve, com o término da praça da Bíblia, que será a academia da saúde, possamos ampliar os dias da caminhada. Sendo um dia realizada na praça da matriz, e no outro na Praça da Bíblia.

COMPARTILHAR