Secretaria dos Direitos da Mulher publica relatório com principais ações de 2021

A Secretaria dos Direitos da Mulher é o órgão municipal responsável pelo planejamento, coordenação, articulação e execução de políticas públicas voltadas para as mulheres. É de sua competência o desenvolvimento de ações e projetos, em cooperação com os demais órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, para facilitar o enfoque de gênero nas políticas públicas. […]

17/02/2022 17h27 Atualizado há 2 anos atrás

Seguindo estas diretrizes, a pasta teve um ano de 2021 bastante movimentado, com ações voltadas para a garantia e reafirmação dos direitos das mulheres. Uma das primeiras iniciativas do ano foi o Pit-Stop da campanha Meu Corpo não é sua folia, levando informação com distribuição de panfletos, indicação dos tipos de violência e distribuição de kits com preservativos masculino e feminino, realizado na Praça São Sebastião.

Foi da secretaria a responsabilidade de representar mais uma vez a Prefeitura de Mamanguape na premiação do Selo Prefeitura Parceira das Mulheres, no Ano da Igualdade Étnico Racial. O órgão também realizou visitas às Escolas Cléa Bezerra e Miguel Tomaz Soares, com palestras sobre a Lei Maria da Penha e a entrega de informativos que foram distribuídos aos estudantes da Rede de Ensino Municipal.

Na sede do órgão foram realizados vários atendimentos internos, com total respeito à intimidade e absoluto sigilo quanto à situação da vítima. A secretaria ainda participou ativamente das campanhas Agosto Lilás, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha  para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil de conscientização no comércio

Durante a campanha Outubro Rosa foi realizado o evento Mais Saúde, Mais Amor, com aulas de aquecimento, aeróbica e dança, e a participação de academias e empresas privadas do município, abraçando a causa do combate ao câncer de mama. Ainda na programação do Outubro Rosa, em parceria com a Secretaria da Cultura, promoveu o evento A Mulher e Suas Faces, com apresentações culturais e palestras.