Secretaria de Saúde realiza ação conjunta para capturar e tratar animais que circulam na feira livre do município

Na manhã desta quinta-feira (06), profissionais das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, juntamente com um médico veterinário vinculado a Secretaria de Saúde de Mamanguape, realizaram uma “ronda” na feira pública do município com o objetivo de encontrar e capturar gatos com problemas de saúde. 

Alguns animais encontrados apresentavam micoses cutâneas (feridas profundas) e serão encaminhados ao veterinário para avaliação médica e adoção de medidas que visam o bem estar animal e a saúde pública. A medida tem natureza preventiva e busca tratar esses animais que caminham diariamente entre os transeuntes para que eles não transmitam doenças aos seres humanos.

A orientação dos profissionais é para que ninguém abandone, maltrate ou sacrifique o animal que esteja com suspeita da doença e que, ao invés disso, entre em contato com os órgão sanitários informando a situação. Para lidar com esse tipo de problema é necessário ter o conhecimento de como cuidar do animal sem colocar em risco a própria saúde. 

Atualmente, um dos grandes problemas das feiras públicas é o abandono dos animais nesses locais, dificultando o controle de um surto de esporotricose e outras doenças.

COMPARTILHAR