Secretaria de Saúde publica relatório das atividades do órgão relativas ao ano de 2023

Todas as informações apresentadas pelo secretário Rafael Aires durante a entrevista  estão em um relatório com 123 páginas que foi entregue à prefeita Maria Eunice.

24/01/2024 23h42 Atualizado há 3 meses atrás

Rafael Aires

O secretário de saúde de Mamanguape, Rafael Aires, esteve na manhã desta terça-feira (24) nos estúdios da Rádio Correio do Vale FM, fazendo um balanço das ações e atividades da Secretaria de Saúde referentes ao ano de 2023. Ele destacou o crescimento no número de atendimentos dos serviços especializados, a melhoria nas condições ofertadas aos munícipes e a ampliação de vários serviços.

Dentre os vários serviços destacados, o atendimento de alto risco voltado para gestantes que apresentam intercorrências durante a gravidez, que está inserido no PlanificaSUS e atualmente funciona no Centro de Imagem é um exemplo de sucesso. Segundo o secretário, desde a sua implantação o município não registra nenhum óbito de gestante, bem como tem logrado êxito nos partos realizados.

DIU

No último ano, a Secretaria de Saúde de Mamanguape também se tornou pioneira na região ao disponibilizar na rede SUS, em parceria com a UFPB, a implantação de DIU para mulheres do município. Um dos mais seguros, eficazes e completos métodos contraceptivos existentes, o qual pelo seu alto custo estava distante da realidade local.

Isso só foi possível graças a outra parceria já existente entre o município e a Universidade Federal da Paraíba, a residência em Medicina de Família e Comunidade. O programa já formou duas turmas e está com mais uma em andamento com novos profissionais atuando no município, servindo a população ao mesmo tempo em que se capacitam.

Recentemente o município foi premiado no programa pelas Reconquistas das Altas Coberturas Vacinais, realizado pelo Instituto Bio Manguinhos/Fiocruz, Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), em parceria com o Governo da Paraíba. Mamanguape foi um dos 21 municípios da Paraíba selecionados para participar do projeto em razão do aumento do índice de vacinação e por atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Unidade de Pronto de Atendimento

O Pronto Atendimento em Saúde (PA), instalado na UBS Santa Edwiges,  funciona desde 2020 durante a emergência sanitária da COVID-19 e, mesmo após o fim dos repasses de recursos do Governo Federal, vem sendo mantido com recursos próprios do município. O serviço funciona no período noturno atendendo a pequenas urgências e dando suporte à atenção primária, atendendo mensalmente centenas de pessoas e terminando o ano de 2023 com mais de 500.000 procedimentos realizados na unidade.

A Farmácia Básica faz cerca de 2000 atendimentos por mês e está totalmente abastecida com a lista de medicamentos básicos preconizada pelo SUS. O município tem tido atenção  especial e  buscado meios para atender o crescimento da demanda por remédios e, apesar de todas as dificuldades, tem conseguido suprir as necessidades da população.

Tomógrafo do CDI

O secretário ainda falou sobre o funcionamento do Centro de Diagnóstico por Imagens, que em breve estará inaugurando o seu tomógrafo, da parceria com o Governo do Estado através de convênios para custeio da Saúde, frutos de emendas da deputada estadual Danielle do Vale, bem como da instalação de um núcleo da FUNAD no município, entre outros.

Todas as informações apresentadas pelo secretário Rafael Aires durante a entrevista  estão em um relatório com 123 páginas que foi entregue à prefeita Maria Eunice e ao vice-prefeito Zenóbio Rodrigues, agregam os dados do último ano. O documento é fruto do trabalho incessante e incansável de centenas de profissionais, que diariamente se esforçam para garantir saúde de qualidade aos mamanguapenses.