Secretaria de Saúde promove Curso de Capacitação em Feridas e Curativos

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 09 e 15 de dezembro, o Curso de Capacitação em Feridas e Curativos, destinado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na atenção básica. 

O encontro teve por objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais sobre temas como: lesão por pressão e fricção, soluções de limpeza, avaliação de feridas, fisiologia do processo de cicatrização, ferida operatória, dermatite associada à incontinência e ferida infectada, tipos de feridas e curativos e manejo do curativo. 

A capacitação visa ampliar a excelência dos trabalhos já prestados nas unidades de saúde, e com o principal objetivo de manter os profissionais atualizados e capacitados para atender os usuários dos serviços.

A iniciativa do curso faz parte da programação da Comissão de Educação Permanente em Saúde do município, que promove parcerias entre coordenações. Como palestrantes tivemos o enfermeiro dermatológico Armani Vicente – Gerente de Planejamento, e a enfermeira Maysa Barbosa – Gerente da Atenção Primária, ambos da Secretaria Municipal de Saúde de Mamanguape.

Segundo o enfermeiro especialista Armani Vicente, “o cuidado específico no tratamento das feridas é a base no processo de cura, ou seja, para alcançar um desfecho positivo do tratamento do paciente devem ser considerados, de modo amplo, tanto o paciente quanto a ferida. Para isso, é necessária a qualificação do profissional que atua diretamente com os portadores de feridas, sendo que o conhecimento científico e os curativos adequados são essenciais neste processo”, disse.

COMPARTILHAR