Secretaria de Saúde divulga Boletim de Acompanhamento de casos suspeitos de Coronavírus no município

A Secretaria de Saúde do município divulgou nesta segunda-feira (30) um Boletim de Acompanhamento atualizado dos casos de Coronavírus no município. Os dados divulgados pelo órgão mostram que até o momento as medidas de isolamento social adotadas pelo município têm gerado resultados e que ainda não há registros de casos confirmados da COVID-19.

As informações publicadas na manhã de hoje dão conta de que existem atualmente 25 (vinte e cinco) pessoas sendo monitoradas e um único caso suspeito, mas ainda com teste ainda não confirmado. Na manhã de hoje, o secretário de saúde do município, Antônio Neto, concedeu entrevista à Rádio Correio do Vale FM e fez um balanço das medidas adotadas pelo município através de sua secretaria.

Logo de início, explicou que os GERAS que autorizam procedimentos ou recebimento de medicamentos está sendo entregue na sede da secretaria e também falou da antecipação da vacina contra influenza, destacando que nesse primeiro momento estão sendo vacinados apenas os idosos e os profissionais de Saúde. Também fez questão de frisar que a vacina contra a gripe não possui qualquer eficácia na prevenção contra o coronavirus, mas que atua na redução de fatores de risco.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Conforme o secretário, o recomendável é que os idosos não se dirijam até as unidades de saúde, uma vez que são grupo de risco, mas que comuniquem ao seu agente de saúde sobre a necessidade da vacina. Respondendo ao questionamento de um ouvinte sobre a entrega de fraldas geriátricas, o secretário informou que a distribuição foi descentralizada para evitar aglomerações na Secretaria de Saúde e que as pessoas que são assistidas pelo serviço podem retirá-las nas suas Unidades de Saúde.

A Secretaria de Saúde interrompeu muitas de suas atividades e os profissionais dos setores paralisados foram relocados para auxiliarem no monitoramento de pessoas sintomáticas. No entanto, o órgão não pode descartar nenhum caso suspeito, pois isso só pode ser feito mediante realização de exames com os testes para confirmação ou não da contaminação pelo COVID-19.

No encerramento da entrevista, Neto informou que a secretaria disponibilizou um número de telefone para que a população entre em contato para falar das pessoas que chegaram de viagem, que tiveram contato com pessoas sintomáticas ou que apresentam sintomas gripais. O número é (83) 98767-8047 e pelo WhatsApp é feito o monitoramento e o contato com essas pessoas.

COMPARTILHAR