Secretaria de Educação apresenta balanço das ações do ano de 2023

31/01/2024 12h45 Atualizado há 3 meses atrás

O secretário da educação de Mamanguape, Maximiano Lopes, concedeu entrevista à Rádio Correio do Vale e apresentou o balanço das ações e atividades da sua pasta no ano de 2023. Logo no início da entrevista, o secretário falou da valorização do magistério, que desde 2017 recebe na íntegra o reajuste ministerial referente ao piso nacional dos professores.

Outro destaque apontado pelo gestor foi a realização de Processo Seletivo Seriado para a contratação temporária de professores, intérpretes e cuidadores, como também, para a nomeação dos gestores escolares. A seleção dos profissionais teve como intuito atender uma demanda inadiável e, ao mesmo tempo, oportunizar meio justo para contratação de profissionais conforme suas habilidades.

Durante todo o ano letivo,  a Secretaria da Educação realizou diversas formações para professores, equipes gestoras e coordenadores pedagógicos, buscando sempre a capacitação e a atualização de seu quadro funcional. Além dos cursos, também foi entregue materiais de apoio pedagógico para as unidades da rede de ensino.

O órgão formalizou uma parceria com o Governo do Estado para ajudar no custeio do transporte escolar. Através do Educar Pra Valer e Estudar Pra Vencer, confeccionamos cadernos de atividades pedagógicas para todos os alunos do ensino Fundamental I, 9º ano (Língua Portuguesa e Matemática) e material de orientações pedagógicas para os professores dessas respectivas turmas/componentes curriculares.

Objetivando trabalhar de forma mais direta com os alunos que possuem déficit de aprendizagem, atendemos no contraturno das aulas com reforço escolar. Firmamos ainda uma parceria com o Ministério Público do Trabalho Estadual para que a rede municipal trabalhasse a temática do combate ao trabalho infantil nas escolas.

O saldo desta ação também foi bastante positivo, pois os alunos desenvolveram diversos trabalhos e participaram da etapa estadual e da premiação municipal. Na etapa estadual, duas alunas da rede municipal foram premiadas em segundo e terceiro lugar pela sua produção textual em suas respectivas categorias.

Dentro do cronograma de obras e manutenção, foram concluídas as reformas estruturantes das escolas do Caiana, Emídio Antônio Rodrigues e Iracema Soares. Nesse momento está em processo de conclusão a construção de uma nova unidade escolar localizada na comunidade de Pindobeira e de escola conveniada com o Governo do Estado no Engenho Novo.

Em agosto, servidores da Secretaria participaram do encontro de formação de gestores organizado pelo Centro Lemann, na cidade de Caruaru/PE. Devido ao aumento da demanda, também foram criadas duas salas de atendimento à educação especial AEE.

O secretário frisou os avanços alcançados nos últimos anos e a mudança de patamar que ocorreu no município. “A educação de Mamanguape vive uma nova realidade, com investimentos na estrutura das unidades de ensino, aquisição de imobiliário, compra de materiais pedagógicos e qualificação de seus profissionais, nesses quesitos somos nota 10” disse Max.