Secretaria de Cultura leva apresentação do Projeto Xerolaine e serviços de saúde à Escola de Curralinho

Na manhã da última quarta-feira (17), o Projeto Xerolaine em Ação, com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal de Mamanguape, através das Secretarias de Cultura e Saúde, realizou a primeira ação direta de atendimento à  população na Comunidade de Curralinho. A iniciativa não poderia ter começado de outra forma, senão levando saúde e informação com vacinação e cuidados com a saúde bucal e íntima.

Na ocasião foram realizadas palestras sobre saúde íntima e prevenção, atendimento odontológico, vacinação e distribuição de kits de higiene pessoal para todos os presentes, composto por absorvente, sabonete, escova e creme dental. A idealizadora do Projeto Xerolaine é a jovem Juliana Duarte, especialista em estética e saúde íntima, que prega a dignidade menstrual como um direito de todas as mulheres.

O Projeto Xerolaine em Ação trata de educação sexual e menstrual, saúde íntima e outros pontos primordiais a serem abordados, não sobre sexo, mas sobre prevenção, cuidados, higiene, liberdade e consentimento, são esses os pontos importantes. O objetivo é falar com leveza, calmaria, e desconstruir os tabus e a vergonha que são estimados a séculos dentro de cada mulher.

Foi um dia muito produtivo e educativo, que contou com a participação da secretária Ana Cristina e de vários profissionais das Secretarias de Cultura, Educação e Saúde, numa verdadeira força tarefa para levar educação e cuidado a todos os cantos do município.

COMPARTILHAR