Secretaria de Assistência Social divulga balanço de atividades do ano de 2021

No ano de 2021, ainda com o avanço da pandemia do Coronavírus no Brasil, novas medidas de enfrentamento aos impactos da COVID-19 foram adotadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Devido à crise sanitária, muitas famílias e indivíduos descobriram-se em situação de vulnerabilidade e risco social, enquanto outros tiveram uma situação pré-existente agravada. Nesse passo, boa parte dos municípios brasileiros decretaram Estado de Calamidade Pública, acarretando ao Poder Público a obrigatoriedade de reconhecer a necessidade da população quanto às perdas, riscos e danos à integridade pessoal e familiar.

O desafio, que já era grande, se tornou ainda maior, exigindo respostas imediatas e é nessa hora que a Assistência Social passa a ser reconhecida como política pública essencial para enfrentar os danos causados à população em todos os aspectos. Mesmo considerando esse cenário difícil, a Secretaria Municipal de Assistência Social conseguiu atender ao seu público.

Para cada situação encontrada, a Secretaria, através da sua equipe de trabalhadores que exercem funções nos diversos Programas, Serviços e Benefícios, adotou providências, aprimorou seu funcionamento e controle, sempre buscando a garantia dos princípios da administração pública e, principalmente, à população vulnerabilizada pela situação de pobreza e risco social os direitos socioassistenciais, mesmo e principalmente em tempos de pandemia. 

Todas estas ações estão em um relatório que tem por objetivo sistematizar, sinteticamente, as ações desenvolvidas pelo órgão gestor da Política de Assistência Social e seus programas, serviços e benefícios no ano de 2021. Abaixo, é possível conferir todo o trabalho realizado pela secretaria em números. 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Atendimentos do Programa Bolsa Família do Ano de 2021

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