Secretaria de Agricultura faz balanço anual das ações e comemora a marca de R$1.67 milhão de projetos contratados pelo PAA

A Prefeitura Municipal de Mamanguape, por meio da Secretaria de Agricultura, Defesa Agropecuária e Abastecimento, realizou, pelo quinto ano consecutivo, a avaliação dos serviços executados durante o ano de 2021.

No evento, estiveram presentes, a prefeita Eunice Pessoa, o vice-prefeito Dr. Zenóbio Rodrigues, a secretária das Finanças Danielle Rodrigues, vereadores da câmara municipal de Mamanguape, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José João, presidentes das Associações Rurais de todas as localidades do município, e agricultores em geral.

Apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Agricultura não parou com as suas atividades, e executou diversas ações. Na ocasião, foram apresentados dados dos serviços oferecidos e executados pela presente secretaria, como as capacitações, através de cursos, palestras e oficinas para o produtor rural; além das visitas técnicas feitas pelos profissionais de Ciências Agrárias às unidades produtivas familiares, com o objetivo de oferecer assessoria especializada para homem do campo, fortalecendo a cadeia produtiva vegetal e animal; e a execução do cadastro ambiental rural, que é oferecido totalmente gratuito.

Dentre as diversas atividades executadas, o maior destaque do ano foi a captação de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma vez que os técnicos da secretaria elaboraram propostas dos Agricultores Familiares, que tiveram aprovação pelo PAA do Governo do Estado e pela da Companhia Nacional de de Abastecimento (CONAB), que contemplou 165 agricultores do município, somando um montante de R$ 1,67 (UM MILHÃO SEISCENTOS E SETENTA MIL REAIS) de projetos, o que garantiu o escoamento de boa parte da sua produção agrícola.
Vale salientar que, toneladas dos alimentos comprados pelo PAA foram entregues semanalmente pelo CRAS à população carente do município de Mamanguape.

Os técnicos da secretaria, além de gerenciar os projetos de Associações Rurais da cidade, elaboraram as propostas de outras Associações de localidades do Território da Zona da Mata Norte.

As ações realizadas tornaram a Secretaria de Agricultura de Mamanguape a única do Estado da Paraíba que conseguiu elaborar, aprovar e gerenciar projetos, e alcançar os números supracitados.

É importante registrar também a grande parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, que contribuiu diretamente na geração de emprego e renda para os agricultores familiares da cidade de Mamanguape, através dos projetos do PAA.

 

 

COMPARTILHAR