Secretaria da Saúde de Mamanguape realiza ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde do Município preparou uma extensa programação voltada para as mulheres durante o Outubro Rosa. As atividades do mês de conscientização contra o câncer de mama começaram no último dia 06, com atendimentos noturnos nas Unidades de Saúde da Família.

O cronograma oferece uma gama de procedimentos para o diagnóstico precoce de um dos tipos mais comuns da patologia entre as mulheres, o câncer de mama. As ações estão acontecendo nas unidades de saúde da família, no horário das 18 às 21h00, conforme cronograma abaixo.

Entre os procedimentos realizados estão a intensificação dos exames citopatológicos e exames clínicos das mamas (rastreamento). Também estão sendo ofertados às mulheres que procuram as unidades de saúde testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.

A realização das ações no período noturno busca alcançar um número maior de mulheres que, seja pelo trabalho ou afazeres domésticos, não conseguem comparecer às unidades de saúde durante o dia. Os esforços somam-se aqueles já realizados diariamente dentro do planejamento anual do órgão.

O cronograma segue até o próximo dia 29 de outubro, com atividades simultâneas nas unidades de saúde da zona urbana e da zona rural. Eventos pontuais serão intercalados ao cronograma oficial para dar maior visibilidade a campanha de conscientização do Outubro Rosa.

COMPARTILHAR