Prefeitura de Mamanguape realiza mutirão de testagem da COVID-19

A prefeitura de Mamanguape realizou, neste sábado (13), um verdadeiro mutirão de testagem para diagnóstico da COVID-19, pacientes dos casos monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. A gestão comprou 3.375 testes que são considerados os melhores disponíveis atualmente no mundo, fazendo de Mamanguape o primeiro município do Brasil a adquirir um teste 100% americano, de alta qualidade

Os pacientes que já haviam passado pelas Unidades de Saúde da Família, foram agendados para comparecerem à Escola Técnica Estadual João da Mata, localizada no Conjunto Nossa Senhora da Penha, durante todo o dia de hoje para testes com insumos e profissionais de equipe de saúde formada por enfermeiros, médicos e auxiliares altamente capacitados. Somente neste sábado (13) foram disponibilizados 123 (cento e vinte e três) testes, dos quais 94 (noventa e quatro) testaram positivo e 29 (vinte e nove) foram descartados.

As pessoas testadas realizavam o cadastro inicial passando pela triagem e, logo depois do procedimento, aguardavam os resultados que foram entregues em apenas 15 minutos. Os pacientes com resultados negativos recebiam orientações e retornavam para suas residências, por sua vez, os que apresentavam resultado positivo e ainda manifestavam sintomas eram encaminhados ao consultório montado no local para atendimento médico e, se necessário, recebiam prescrição e medicação.  

Desde o aparecimento dos primeiros casos, o município tem sido referência nas medidas e ações de combate ao Novo Coronavírus, entre as quais os decretos com medidas, como por exemplo a suspensão das aulas, feiras livres e restrições para abertura de estabelecimentos comerciais e antecipação de feriados. 

Além de ações como a instalação de barreiras sanitárias, aquisição de lavatórios colocados em pontos de grande fluxo de pessoas, estruturação das filas de bancos/correspondentes, distribuição de insumos (álcool em gel 70%, luvas, 15 mil máscaras), além de um local adequado para receber pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. 

O município já realizou mais de 1.000 (mil testes), somados ao deste sábado. No último boletim publicado neste sábado (13) foram confirmados 727 casos, sendo 79 recuperados, 09 óbitos, 514 descartados e 310 casos em monitoramento.

COMPARTILHAR