Prefeitura de Mamanguape lança Projeto “Mestras e Mestres da Cultura Popular”

04/04/2024 14h29 Atualizado há 4 semanas atrás

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou nesta quarta-feira (3) o Projeto “Mestras e Mestres da Cultura Popular”, que busca o reconhecimento e a valorização de quem dedicou uma vida inteira à promoção e manutenção das tradições e memórias do nosso povo.

O evento de lançamento aconteceu no Centro Cultural Fênix  e o Projeto “Mestras e Mestres da Cultura Popular” será desenvolvido anualmente, como forma de valorização das pérolas da nossa cultura local.

Durante o evento de ontem foram homenageados Dona Glorinha (Mestra da Lapinha), Rosemeri (Mestra Artesã), Titila (Mestra na Poesia), Sr. Damião (Mestre Cordelista), José Carneiro (Mestre no Repente), Zezinho Batista (Mestre na Embolada de Coco) e seus familiares. Também foi exibido o 1° Documentário do projeto, com as histórias e trajetórias de cada um dos homenageados.

O projeto é feito por artistas fazedores de cultura popular do município e tem como principal objetivo resgatar artes que marcaram gerações em Mamanguape. Nesse primeiro momento, estão sendo homenageados violeiros, cordelistas, emboladores de coco, poetas, entre outros, com acesso às suas histórias e memórias, contadas sobre o primeiro contato com a arte.