Prefeitura de Mamanguape entrega 7.000 quilos de alimentos do PAA a cerca de 600 famílias no Areial

26/01/2024 6h39 Atualizado há 3 meses atrás

Em 2024 o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) completa 21 anos de existência no país e, desde 2017, também é uma realidade no município. De lá para cá, milhares de famílias têm sido beneficiadas pelos alimentos distribuídos semanalmente em Mamanguape.

O programa existe desde o ano de 2003, mas até 2016 ainda não havia sido implementado no município, o que só ocorreu no ano de 2017. Na última quinta-feira (25), as Secretarias de Agricultura e Assistência Social estiveram mais uma vez no bairro do Areal, em mais uma entrega do PAA, levando alimentos saudáveis para a mesa da população.

Participaram da entrega a prefeita Eunice Pessoa, o vice-prefeito Zenóbio Rodrigues, o presidente da Câmara Ranieri Veríssimo, o vereador Neto Belino e as secretárias de agricultura, Silvia Miranda, e assistência social Carol Veríssimo.  Também estiveram presentes outros secretários, coordenadores, servidores e membros da gestão municipal .

A prefeita Eunice Pessoa falou da importância do PAA, tanto para o homem do campo que produz e vende o alimento, quanto para as pessoas que recebem e são beneficiadas por ele. “É um programa riquíssimo que beneficia quem produz o alimento e ajuda a escoar a produção, e na outra ponta ajuda a quem mais precisa, que hoje pode receber batata doce, macaxeira, goma para tapioca e os “Bolos das Marias”, produzidos pela mulheres do campo a partir de um curso ofertado pela Secretaria de Agricultura do município”, disse a prefeita.

O vice-prefeito Zenóbio Rodrigues destacou a entrega de 7 toneladas de alimentos para a comunidade e lembrou a origem dos produtos entregues. “Esses produtos são oriundos das nossas comunidades rurais e através da Secretaria de Agricultura nós buscamos e a Secretaria de Ação Social faz a distribuição de acordo com aquelas pessoas cadastradas no Bolsa Família”, falou Zenóbio.

No final do ano passado, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município, lançou o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos – PAA, com apresentação de projetos contemplados que somam mais de R$980 mil reais pelo Governo Federal. Graças ao PAA, somente no ano de 2023, foram entregues quase 200.000,00 quilos de produtos advindos do campo foram entregues a população mamanguapense.

Em 2022, Mamanguape foi a única cidade da Paraíba no início do ano a continuar gerenciando propostas de agricultores familiares que ainda tem saldo no Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB. Já no ano de 2021 foram geridos 118 projetos, que somaram mais de R$750.000 em investimento, totalizando cerca de 600 (seiscentas) toneladas de alimentos.

As ações são capitaneadas pelas Secretarias de Agricultura e Assistência Social e garantem segurança alimentar para milhares de famílias do município. Os projetos são elaborados pelos técnicos da agricultura e a logística de entrega é feita pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).