Prefeita Eunice Pessoa concede entrevista e faz balanço da gestão

Nesta quarta-feira (24), véspera de aniversário de Mamanguape, a prefeita Eunice Pessoa esteve nos estúdios da Correio do Vale FM 106.1, onde concedeu entrevista. Ela fez um balanço do trabalho realizado até aqui em um ano e dez meses de gestão, falou da satisfação de estar à frente do Poder Executivo do município, das dificuldades […]

24/10/2018 18h00 Atualizado há 3 anos atrás

Nesta quarta-feira (24), véspera de aniversário de Mamanguape, a prefeita Eunice Pessoa esteve nos estúdios da Correio do Vale FM 106.1, onde concedeu entrevista. Ela fez um balanço do trabalho realizado até aqui em um ano e dez meses de gestão, falou da satisfação de estar à frente do Poder Executivo do município, das dificuldades encontradas, dos desafios à frente do cargo e dos projetos para o futuro.

Quando assumiu o município, em janeiro de 2017, a gestora disse que encontrou as finanças do município desequilibradas. “As dificuldades eram muitas, mas não nos curvamos a elas”, disse. A prefeita destacou algumas obras e ações realizadas nesse período, entre as quais estão a recuperação e abertura do Horto Florestal; as reformas das escolas e postos de saúde do município; a reconstrução do Matadouro Público e das praças da Matriz, Francisco Gerbasi, Bíblia, Antenor Navarro e reforma da pracinha do CEO; a requalificação das ruas Frederico Ozonam e Rui carneiro; a pavimentação da Rua Maria das Dores e a reconstrução/requalificação do Parque Ecológico Bica de Sertãozinho.

Entre os anúncios importantes, a prefeita falou da casa da cidadania, que está sendo instalada no prédio da antiga farmácia popular e do Parque Mamanguape, que já possui projeto pronto e que será construído dentro das possibilidades do município, ocupando um espaço que se encontra atualmente ocioso, onde antes funcionava o antigo Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Eunice revelou ainda que já há um projeto para a reestruturação da feira pública centro da cidade, mas disse que está tentando conseguir o dinheiro, já que se trata de uma grande obra.

Alguns projetos implementados por secretarias do município também foram pontuados pela gestora, a exemplo do Programa Cidadão, parceria do Governo do Estado com a Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos e o projeto elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura, que foi premiado pelo Ministério da Cultura. O resultado final do Prêmio Culturas Populares 2018 foi divulgado na última segunda-feira (22) e a proposta de atividade cultural do mestre Zezinho Batista, embolador de coco, que concorreu com mais de setecentas e oitenta iniciativas em todo o Nordeste, foi uma das duas vencedoras da Paraíba.

Quando questionada sobre a construção de creches, a prefeita falou que tentou resgatar em Brasília as duas creches abandonadas no município, tidas no ministério como obras inacabadas e ouviu que não tinha mais como terminar a creche, exceto com recursos próprios. A gestora disse que pensa em poder concluir pelo menos uma dessas creches e lembrou que recentemente reformou e reequipou a creche Maria do Livramento, localizada no Centro da cidade.

A prefeita ressaltou o investimento feito no esporte nesses quase dois anos, atendendo ao todo mais de 20 modalidades esportiva. Explicou que pretende revitalizar o Ginásio Irmãozão, que se encontra com problemas desde o ano de 2013, e que não poderia colocar as pessoas em risco liberando o seu funcionamento nas atuais condições. “Quero fazer o máximo que puder sempre, quero merenda de qualidade na mesa, remédios e médicos nos PSFs, coleta de lixo nas ruas, mas tudo com os pés no chão” falou Eunice.

Direto de Brasília
Durante a entrevista da prefeita Maria Eunice, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) fez uma intervenção direto de Brasília, onde estava juntamente com o deputado federal Hugo Motta (PRB), ambos votados no município, peregrinando pelos ministérios na busca de recursos para Mamanguape. Disse que o município estava impedido de contratar com o MEC por conta do problema das creches inacabadas. Falou que esteve pela manhã no Ministério da Saúde para agilizar a liberação de recursos para a construção do Centro de Imagens, que teve audiência com o senador Raimundo Lira, que destinou R$663.000,00 em recursos para a construção de uma UBS e disse que estava tentando liberar recursos para a aquisição de veículos para a saúde do município.

Anúncios e felicitações
Ao final de sua entrevista, a prefeita anunciou que o transporte da saúde seria normal para esta quinta-feira (25), assim como a coleta de lixo, e anunciou ponto facultativo na sexta-feira (26). Disse ainda que a piscina estará funcionando na quinta e sexta-seira, sendo fechado no sábado e domingo desta semana. A entrevista foi encerrada com o anuncio do pagamento dos servidores municipais para o próximo dia 30 de outubro e uma mensagem de felicitação à cidade de Mamanguape, em virtude da celebração dos seus 163 anos.