A prefeita Eunice Pessoa anunciou, durante entrevista à Rádio Correio do Vale FM, na manhã desta quarta-feira (05), o início das inscrições para o Programa Cidade Madura. O projeto, que busca qualidade de vida para os idosos de Mamanguape, realizará as inscrições na próxima semana, no Centro Cultural Fênix.
As inscrições serão realizadas pela equipe do CRAS Mamanguape e as visitas técnicas serão realizadas pela assistência social da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Humano. Os interessados em participar do programa devem ir ao Centro Cultural Fênix, entre os dias 09 e 13 de dezembro, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00, munidos dos documentos pessoais: RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência e comprovante de renda ou cartão do Bolsa Família.
Com um investimento de R$ 8,9 milhões, o Cidade Madura é um projeto de grande importância para a cidade e contará com 40 unidades habitacionais de 54 m², construídas no bairro do Engenho Novo. O condomínio conta com áreas comuns e serviços essenciais, como centros de vivência e núcleos de saúde. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Mamanguape e o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP).
Durante a entrevista, a prefeita Eunice destacou a importância do programa para garantir a dignidade e qualidade de vida aos idosos da cidade “Esse é um projeto que representa o compromisso da nossa gestão com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que tanto contribuíram para o crescimento de Mamanguape. Com a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, vamos proporcionar um lar mais seguro e confortável para alguns de nossos idosos”, afirmou Eunice.
Também participaram da entrevista, as representantes da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Humano, Magna Danielle e Joilma Oliveira, que destacaram as diretrizes e critérios de moradia do programa que, entre outras, incluem capacidade de mobilidade plena, autonomia para realização de atividades cotidianas e residência de pelo menos 02 anos no município.
Os postulantes também precisam comprovar autonomia financeira, renda suficiente para cobrir despesas como taxa de condomínio e contas de consumo. Além disso, é preciso concordar com as normas regimentais do residencial e, tanto o candidato(a) quanto o seu cônjuge ou companheiro(a), não pode possuir imóvel registrado em seu nome.
O Programa Cidade Madura tem como principal objetivo garantir acesso à moradia digna e a espaços de convivência social e lazer para pessoas idosas a partir dos 60 anos. A iniciativa visa reforçar o compromisso com políticas públicas voltadas para esse público, oferecendo condições de vida adequadas e promovendo a inclusão social dos idosos, que devem atender ao perfil estabelecido pelo programa.