Prefeita Eunice faz balanço das ações de combate a COVID-19 e anuncia novas medidas

A prefeita Eunice Pessoa esteve na manhã de hoje (27) nas dependências da Secretaria de Saúde do Município para participar de uma “live” na qual fez um balanço das ações do município no combate ao coronavírus. A transmissão, conduzida pelo coordenador de comunicação Alex Figueiredo,  contou também com a participação da secretaria de finanças Daniele […]

27/04/2020 22h58 Atualizado há 4 anos atrás

A prefeita Eunice Pessoa esteve na manhã de hoje (27) nas dependências da Secretaria de Saúde do Município para participar de uma “live” na qual fez um balanço das ações do município no combate ao coronavírus. A transmissão, conduzida pelo coordenador de comunicação Alex Figueiredo,  contou também com a participação da secretaria de finanças Daniele Rodrigues, do secretário de saúde Rafael Aires, da chefe de gabinete Edna Gonçalves e de Waldney Barbosa, coordenador da vigilância ambiental.

Na abertura da transmissão, a prefeita falou das dificuldades que o município tem enfrentado para implementar as medidas de combate ao COVID-19, sejam elas de ordem financeira ou de conscientização sobre a gravidade do problema. A gestora elogiou a atuação do Comitê Gestor de Crise, atribuindo ao trabalho da equipe, aos órgãos municipais e a antecipação na adoção de medidas de distanciamento social visando a não propagação de vírus, o sucesso não propagação do coronavírus.

O primeiro decreto que adotou medidas para evitar propagação do vírus foi publicado no dia 18 de março e, de lá para cá, semanalmente o comitê gestor se reúne com outros membros da administração municipal para discutir novas medidas. A cidade de Mamanguape possui atualmente cinco casos monitorados, mas já descartou outros três casos que foram submetidos a exames e testaram negativo para a COVID-19.

A prefeita fez um balanço de todas as ações já realizadas pelo município para tentar minimizar o impacto das medidas de isolamento na vida e na economia do município. Entre as principais medidas lembradas por ela estão a disponibilização de abrigo emergencial para atender moradores de rua, a mudança na logística da feira livre do município, atuação junto à Caixa Econômica Federal para diminuir as águas numerações, serviço de desinfecção da feira central e dos seus arredores, a distribuição de 3,5 toneladas de hortifrutis para a população mais carente e o projeto de auxílio alimentar para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Vivemos um momento excepcional da nossa história, que trouxe uma crise jamais imaginada pela humanidade, mas só vamos sair dela com união e racionalidade. Eu entendo e me preocupo com a situação econômica da nossa população, é um tempo difícil para todos, mas não podemos optar pela economia em detrimento da vida, pois sem esta aquela não existe”, disse a prefeita.

O município tem atuado em diversas frentes, mas sem esquecer do seu planejamento anual e enquanto parte da gestão trabalha no combate ao coronavírus, outra parte se ocupa das ações em curso. Atualmente a prefeitura está pavimentando as ruas Senador Ruy Carneiro, Rua do Meio, Luiz Pedro de Oliveira, Adelaide Fidélis Bezerra, como também dando continuidade às obras do Centro de Imagens do Município e da Construção de uma UBS.

Novas Medidas
A prefeita Eunice anunciou que o município está adquirindo, através da Secretaria de Saúde,  testes rápidos para todas as pessoas que apresentarem sintomas da COVID-19. Hoje o município, que é a referência em testagem na região, já realiza esses exames de diagnóstico do novo coronavírus, porém apenas para os profissionais de saúde e da área de segurança.

A chefe do executivo municipal também informou que a partir de amanhã será instalada uma barreira sanitária entre os municípios de Mamanguape e Itapororoca, em parceria com a prefeita Elisandra Brito. No local estarão sendo feitas pelos bombeiros civis a higienização das mãos dos usuários da rodovia, a distribuição de máscaras, a desinfecção dos veículos e profissionais de saúde monitorando a temperatura das pessoas que circulam entre os dois municípios.

Por fim, a prefeita anunciou o pagamento dos servidores municipais, mais uma vez de forma fracionada nos dias 28 (aposentados e saúde), 29 (educação) e 30 (demais secretarias) do corrente mês, evitando aglomerações e agradeceu o empenho da sua bancada na Câmara Municipal para provar os projetos de interesse da população.