Prefeita Eunice entrega serviços do Centro COVID na UBS Santa Edwirges com funcionamento 24h por dia

A prefeita Eunice Pessoa entregou na manhã desta segunda-feira (22) os serviços  do Centro COVID, que funcionará  24 horas por dia em regime de plantão. O objetivo da gestão municipal é minimizar o impacto na demanda de atendimento do Hospital Geral de Mamanguape, que desde a última quarta-feira (17) passou a integrar o Plano Estadual […]

22/03/2021 17h34 Atualizado há 3 anos atrás

A prefeita Eunice Pessoa entregou na manhã desta segunda-feira (22) os serviços  do Centro COVID, que funcionará  24 horas por dia em regime de plantão. O objetivo da gestão municipal é minimizar o impacto na demanda de atendimento do Hospital Geral de Mamanguape, que desde a última quarta-feira (17) passou a integrar o Plano Estadual de Contingência para o combate ao novo coronavírus.

O serviço de atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19 foi implantado no município desde o ano passado, funcionando inicialmente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1), e em seguida no AME (PAN). Agora, instalado na UBS Santa Edwiges, que possui 26 (vinte e seis) salas e terá uma estrutura diferenciada com plantões, bem como para atendimento clínico, iniciando nesta segunda-feira (22), a partir das 19h00.

A construção da unidade de saúde foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta, ao qual a prefeita agradeceu pela parceria e justificou a sua ausência em razão da necessidade de não aglomeração. “Esperamos que ninguém tenha a doença, mas se precisar teremos aqui uma estrutura pronta para atender 24 horas por dia, desafogando o atendimento no HGM”, falou Eunice.

A prefeita também garantiu que o serviço será mantido enquanto durar o apoio financeiro do Governo Federal para a pandemia. “Foram dias e noites de planejamento com o vice-prefeito Dr. Zenóbio, o secretário da Saúde Rafael e a tesoureira do Fundo Municipal de Saúde Danielle Rodrigues, para trazer uma estrutura de grande porte na UBS, que oferecesse um atendimento diferenciado à população”, encerrou a prefeita.

A tesoureira, Danielle Rodrigues, destacou o protagonismo do município no enfrentamento à COVID-19 e lembrou que Mamanguape implantou um dos primeiros serviços do Estado nesse sentido. “Nós vivemos um tempo excepcional, e tempos excepcionais exigem medidas da mesma envergadura. É com muita alegria que entregamos hoje a população mais um instrumento na luta contra a pandemia e o novo coronavírus, um serviço de excelência à disposição 24 horas por dia”, ressaltou Danielle.

O secretário de saúde, Rafael Aires, explicou que o Centro COVID funcionará desafogando os serviços do HGM. “O hospital irá focar suas forças tanto no atendimento a pandemia quanto naqueles pacientes que precisam de apoio clínico, e com a coragem da gestão o município abraçou a causa de dar suporte ao hospital, que agora é referência para a COVID-19”, disse Rafael.

Também pela manhã, a prefeita Eunice entregou uma van, modelo Sprinter 516  CDI, com 20 lugares para o transporte dos pacientes de hemodiálise. A compra do veículo foi mais um resultado da parceria com o deputado federal Hugo Motta, que destinou mais uma emenda parlamentar para o município adquirir o veículo.