Outubro Rosa: Saúde abre o mês de combate ao câncer de mama divulgando programação

Na manhã desta terça-feira (01), durante cerimônia em frente à Secretaria de Saúde, foram abertas oficialmente as atividades do Outubro Rosa. A abertura contou com a presença da prefeita Eunice Pessoa, do secretário de saúde Antônio Neto, da secretária dos direitos da mulher Elisângela Ferreira e de vários membros da gestão municipal. A tônica das […]

02/10/2019 9h40 Atualizado há 5 anos atrás

A tônica das falas foi em torno da importância deste mês de conscientização para a saúde das mulheres, através de informação, campanhas educativas e exames de mama. Num período no qual se trabalha, principalmente, a prevenção do câncer de mama, todos foram unânimes no sentido de se cuidar da saúde das mulheres de forma integral.

Durante a cerimônia foi entregue material de orientação para a coleta do exame Papanicolau e acerca do câncer de mama, o qual será distribuído para todas as unidades de saúde da família do município. Também foi entregue um dos kits de saúde para acompanhamento que serão distribuídos para crianças com microcefalia e que ajudarão no seu desenvolvimento físico e cognitivo.

O secretário de saúde apresentou os números dos atendimentos realizados no município, nos quais se verifica uma maior utilização pelas mulheres. Os dados mostram que de maneira mais efetiva, elas buscam de forma mais frequente o atendimento em saúde do que os homens, que normalmente buscam menos a prevenção.

Além dos números referentes a utilização dos serviços, também foi divulgada a programação completa da secretaria para o Outubro Rosa. Importante destacar que algumas unidades de saúde funcionarão em horário estendido para melhor atender as mulheres que buscarem o serviço dentro do mês da campanha de conscientização.