Obras do Centro de Imagem avançam e trazem esperança à população

As obras do Centro de Imagens do município, iniciadas no segundo semestre do último ano, seguem a todo vapor e em ritmo acelerado. O mais novo equipamento de saúde do Vale do Mamanguape será entregue a população neste ano e vai mudar de forma definitiva a vida de centenas de pessoas que necessitam de exames […]

21/01/2020 6h30 Atualizado há 4 anos atrás

As obras do Centro de Imagens do município, iniciadas no segundo semestre do último ano, seguem a todo vapor e em ritmo acelerado. O mais novo equipamento de saúde do Vale do Mamanguape será entregue a população neste ano e vai mudar de forma definitiva a vida de centenas de pessoas que necessitam de exames de imagem.

Atualmente os pacientes do município precisam se deslocar para a capital e outras cidades do Estado para realizar este tipo de exame, gerando prejuízo para a população e onerando a Secretaria de Saúde. Segundo dados do Setor de Transportes da Secretaria, somente em 2019 foram realizados quase 41.000 (quarenta e um mil) atendimentos, disponibilizados diariamente através de veículos para os pacientes realizarem exames, no tratamento de quimioterapia e hemodiálise, e ainda para pacientes acamados.

Para Antônio Neto, secretário de saúde do município, o atendimento a população é o resultado do esforço feito pela gestão municipal. “Poder atender com excelência as demandas do povo é motivo de grande alegria para todos nós e o transporte de pacientes é de fundamental importância. Contudo, com advento do centro de imagens reduziremos bastante viagens para outros municípios, podendo reverter os recursos utilizados para outras áreas sensíveis da Saúde”, disse o secretário.

No último dia 26 de dezembro foi publicada a Portaria nº 4.187 que habilita o município de Mamanguape a receber recursos federias na ordem de R$ 3.099.964,00 (três milhões, noventa e nove mil, novecentos e sessenta e quatro reais), para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para implantação do Centro Integrado de Especialidades e Imagem de Mamanguape. Os recursos foram garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta.

As futuras instalações do Centro de Imagem de Mamanguape serão em um novo prédio construído por trás do antigo Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rosário e os recursos para a construção, na ordem de aproximadamente R$1.500.000 (um milhão e quinhentos mil reais), são oriundos de recursos próprios da Prefeitura de Mamanguape. O Centro de Imagem do Município será referência para todo o Vale do Mamanguape e irá aproximar a população de serviços essenciais para a saúde, entre os quais serão ofertados serviços de raio-x, endoscopia, ultrassonografia e tomografia.