Milhares de pessoas acompanham desfile cívico de Mamanguape

Na tarde do último domingo (15), milhares de pessoas se reuniram no largo do Centro Cultural Fênix para acompanhar a passagem do desfile em celebração ao mês da independência. No total, 23 agremiações se revezaram em um dos desfiles mais tradicionais e empolgantes do Estado. A parada cívico-militar foi aberta às 16h00 com a revista […]

17/09/2019 6h59 Atualizado há 5 anos atrás

A parada cívico-militar foi aberta às 16h00 com a revista às tropas realizada pela prefeita Eunice Pessoa, vereadores, secretários e membros da gestão municipal, acompanhados por diversas autoridades convidadas. As forças militares e auxiliares foram as primeiras a passarem pelo público, trazendo seus componentes, veículos e o aparato utilizado no dia a dia.

Em seguida, com o tema “entre a escola e o saber, o que temos a mostrar”, vieram as escolas da rede municipal de ensino. Todas elas desenvolveram o tema principal do desfile e apresentaram subtemas, trazendo assuntos históricos e temas importantes da atualidade para a reflexão do público.

Um dos pontos marcantes do desfile das escolas, foi o acompanhamento pelas bandas marciais formadas nas unidades de ensino por seus alunos. Incentivados pela gestão municipal através da Secretaria de Educação, metade das escolas que se apresentaram levaram fanfarras próprias.

Na parte final do evento, as bandas Rainha da Paz (Itapororoca), SEDEC (João Pessoa) e Renato Fonseca Filho juntaram-se as bandas das escolas, a Fanfarra Simples dos Veteranos e a Marluza Brito (Jacaraú) nas apresentações. O público que lotou as arquibancadas e todo o trecho que levava ao palco, não saiu do local e esperou até o final pela apresentação das bandas.

A Banda Marcial Renato Fonseca Filho, fundada em 1999, comemorou seus 20 anos de existência com uma grande apresentação. A tradicional banda da cidade revisitou seus desfiles e trouxe um pout-pourri com canções fazem parte da sua história e os seus integrantes levantaram as arquibancadas, levando o público ao delírio com cores, coreografias, brilho e animação em uma grande performance.

O desfile transcorreu dentro da mais absoluta normalidade e sem o registro de nenhuma intercorrência, sendo desnecessário o acionamento das equipes de saúde ou segurança que deram suporte a sua realização. Além das milhares de pessoas presentes no local, outros milhares acompanharam a transmissão ao vivo pela internet, registrando um alcance de mais de 20.000 (vinte mil) pessoas.