Mamanguape é selecionada pelo Ministério da Saúde para participar da PrevCOV

O município de Mamanguape é um dos selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV). A iniciativa, realizada por meio da Organização Pan-Americana de Saúde, busca estimar quantas pessoas tiveram COVID-19, para compreender melhor a doença e o comportamento do vírus, assim como seus fatores de risco.

Ao todo, a pesquisa vai abranger um contingente de 211.129 pessoas em 274 municípios brasileiros e a ação vai se basear em visitas dos agentes de Saúde do MS às residências. Todos os moradores dos domicílios selecionados serão convidados a fazer o exame, porém, caso não queiram participar, poderão recusar a qualquer momento a realização da coleta.

O exame sorológico, realizado por meio da coleta de sangue, irá fazer a detecção de anticorpos IGG, para saber se a população possui anticorpos contra a  COVID-19. Com a PrevCOV estima-se que será possível entender o cenário da doença no Brasil e a partir daí saber como os anticorpos se comportam na população, facilitando o planejamento de ações futuras contra o vírus.

A PrevCOV é uma continuação do estudo PNAD COVID-19, realizado pelo IBGE em maio de 2020, que fez entrevistas por telefone com milhares de pessoas de todo o país. A diferença agora é que , além da entrevista (escolaridade, idade, antecedentes de saúde, questões sobre  COVID-19 – sintomas recentes, vacinação, etc.), será oferecido também aos moradores a realização de coleta de amostra de sangue para análise sorológica da doença.

Os dados dos participantes não serão divulgados. Serão adotados todos os procedimentos de segurança da informação já utilizados pelo IBGE, visando a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais dos participantes.

COMPARTILHAR