Mamanguape recebe certificado pelo PlanificaSUS e é referência no estado da Paraíba

O PlanificaSUS é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.

09/11/2023 13h29 Atualizado há 6 meses atrás

O município de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta quarta-feira (8) o certificado de município planificado do Ministério da Saúde e do Hospital Albert Einstein. O evento aconteceu no auditório de uma escola estadual em João Pessoa e contou com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde, do vice-prefeito Dr. Zenóbio e do secretário Rafael Aires.

A certificação é o reconhecimento do cuidado que a gestão municipal tem com a saúde da população de Mamanguape. Hoje a cidade é referência em saúde da mulher e em gestação de alto risco, atendendo inclusive a gestantes de municípios pactuados do Vale do Mamanguape.

O vice-prefeito Dr. Zenóbio falou da importância do programa para o município e do processo de implantação da ferramenta no rol de serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Por sua vez, o secretário de saúde Rafael Aires agradeceu o apoio da prefeita Eunice e de toda a gestão, por ter abraçado o desafio desde o início e parabenizou por hoje estar alcançando o reconhecimento.

O PlanificaSUS é um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein também do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que foi o pioneiro da planificação no país.

Os profissionais de saúde do município passaram por capacitação no Hospital Albert Einstein, tendo como proposta a reestruturação da Atenção Primária em Saúde proposta pelo programa PlanificaSUS.