Mamanguape realiza nesta quarta-feira a 7ª Conferência Municipal de Saúde

O município de Mamanguape realiza nesta quarta-feira (3) a 7ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que ocorrerá no auditório do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no bairro do Engenho Novo, faz parte das etapas municipais preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Na etapa municipal são definidas propostas que […]

02/04/2019 13h04 Atualizado há 3 anos atrás

Na etapa municipal são definidas propostas que devem ser apresentadas nas conferências estaduais e que acontecerão do dia 16 de abril ao dia 15 de junho do corrente. Durante a conferência municipal também serão eleitos os delegados locais que participarão da etapa estadual.

Programação Completa
07h00min – Acolhimento, credenciamento, café da manhã.
08h00min – Apresentação Cultural
08h30min – Formação da mesa/ Hino Nacional/ Leitura do Regulamento da Conferência.
09h15min – Abertura dos trabalhos com abertura para mesa.
09h45min – Palestra tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS.”.
10h45min – Apresentação de Slide com orientações de como devem ser os debates nos grupos e votação das propostas.
11h00min – Formação dos grupos para os eixos temáticos.
12h00min – Almoço
13h15min – Apresentação Cultural
13h30min – Continuação dos grupos nos eixos temáticos.
14h30min – Apresentação das propostas para aprovadas na plenária.
15h45min – Votação e escolha dos delegados.
16h30min – Votação das propostas.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) colaborou com o evento, cedendo dois conferencistas e suporte técnico. Para o secretário Antônio Neto, a ajuda do COSEMS garantiu grande qualificação a conferência de saúde, que promete ser uma das mais democráticas da história do evento. “É fundamental que a população conheça a realidade do SUS, tenho certeza que o evento será rico para a sociedade”, falou Neto.

Além do COSEMS, se farão presentes o Ministério Público, o Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde, além de várias autoridades municipais.

As etapas preparatórias contribuem com debates que auxiliam na formulação das políticas municipal e estadual de saúde, servindo ainda de subsídio para a Conferência Nacional, na qual as propostas que tiverem cunho nacional são levadas para deliberação. O tema central escolhido para este ano foi

Com o tema central “Democracia e Saúde”, tem como eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. O documento que deve apoiar os debates em todas as etapas aborda as questões relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos.

Na manhã de hoje (2), o secretário de saúde Antônio Neto concedeu entrevista a uma emissora local e convidou toda a população para participar da 7ª Conferência Municipal de Saúde. “É um importante instrumento de participação social e uma grande ferramenta para melhoria das políticas públicas de saúde, por isso, reforçamos a necessidade da participação de todos para contribuir com propostas voltadas para a saúde”, disse o secretário.