Mamanguape realiza mutirão para a saúde do homem em alusão ao Novembro Azul

01/12/2023 12h22 Atualizado há 5 meses atrás

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou nos dias 28 e 29 de novembro um mutirão para a saúde do homem em alusão ao Novembro Azul. A ação foi voltada para homens com faixa etária de 45 a 60 anos e aconteceu na UBS Santa Edwirgens (PA) no período noturno.

No local foram ofertados serviços de urologia, teste rápido de PSA, vacinação, além da Unidade Odontológica Móvel. Paralelo aos atendimentos já realizados no PA, uma equipe multidisciplinar foi direcionada para reforçar o pessoal da unidade e atender o acréscimo da demanda.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Aires, durante todo o mês de novembro as UBSs realizam exames e ações preventivas para todos os pacientes homens na faixa etária indicada. Quando alguma alteração é diagnosticada, o paciente é encaminhado para a realização de exames complementares e tratamento.

“É com muita alegria que a gente finaliza esse mês de conscientização, conseguindo atingir um grande número de atendimentos na prevenção das doenças voltadas ao homem, principalmente o câncer de próstata. Um atendimento especializado e voltado aos pais de família, que no horário de PSF (diurno) estão trabalhando, mas que agora recebem a devida atenção”, reforçou o secretário.

O vice-prefeito, Dr. Zenóbio, esteve acompanhando de perto o mutirão e falou sobre o novembro azul e a importância da conscientização do homem acerca dos cuidados com a sua saúde.  “Essa força tarefa representa a coroação do Novembro Azul no município, onde foram realizados exames urológicos, PSA e outros para detecção precoce do câncer de próstata, além de inúmeras atividades para a saúde do homem, com a conscientização da prevenção das doenças que acometem o homem de uma forma global.”