Mamanguape realiza encontro de professores da rede municipal

O ginásio de esporte da Escola Técnica Estadual João da Mata Cavalcanti recebeu na manhã desta sexta-feira (01) o 3º Encontro de Professores da Educação de Mamanguape, evento promovido pela Secretaria de Educação do município que marca a abertura do ano letivo 2019. As atividades do encontro tiveram inicio às 08h00 com o credenciamento dos […]

01/02/2019 23h30 Atualizado há 3 anos atrás

As atividades do encontro tiveram inicio às 08h00 com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial foi realizada às 09h00 com a execução do hino nacional e as boas-vindas do secretário de educação Maximiano Lopes. Em seguida, por volta das 10h00, os professores assistiram a palestra “Novas Formas de Ensinar, Novas Formas de Aprender”, que teve como palestrante a Dr.ª Maíra Cordeiro, Doutora e Mestre em linguística pela UFPB.

Ao término da palestra teve inicio uma acalorada roda de perguntas, que viabilizou o debate sobre o tema entre os profissionais presentes. A manhã foi concluída com um saboroso almoço ofertado pela Secretaria de Educação a todos os educadores. No período de tarde, a partir das 13h00, foram realizadas as oficinas com os professores dividido por faixa de ensino, dividas em 05 (cinco) salas.

A oficina 01 teve como público-alvo os professores da Pré-Escola e o tema “A ludicidade na construção da aprendizagem”, tendo na coordenação dos trabalhos a Prof.ª Sioneide da Paixão Noberto – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional. O tema da oficina 02 “Trabalhando os cadernos de matemática do SOMA”, destinada aos professores do Ciclo da Alfabetização, com a direção do Prof. Francisco Guimarães de Assis – Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPB.

Na oficina 03, o público-alvo foram os professores do 4º e 5º anos, com o tema “Práticas de leitura e letramento: o processo de consolidação da alfabetização” e a coordenação da Prof.ª Dra. Clévia Suyene Cunha de Carvalho – Pedagoga, Doutora em Educação pela UFRN. O tema da oficina 04, destinada aos professores do 6º ao 9º ano, foi “BNCC: um novo olhar para as práticas pedagógicas”, com a Prof.ª Dra. Maira Cordeiro – Licenciada em Letras, Doutora e Mestra em Linguística pela UFPB.

A oficina 05 teve com público-alvo os Gestores, Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos, com o tema “A importância da gestão escolar democrática para a programação da aprendizagem”, coordenada pela Prof.ª Cláudia Duarte – Pedagoga e Mestre em Educação. Todos os educadores que compareceram ao encontro receberam da Secretaria de Educação agenda e caneta personalizadas. O encerramento do evento ocorreu às 17h00, logo após o término das oficinas.