Mamanguape participa da abertura da segunda etapa do PlanificaSUS que terá capacitação do Hospital Albert Einstein

A prefeita Eunice Pessoa e o secretário de saúde Antônio Neto participaram da abertura da segunda etapa do PlanificaSUS, um trabalho que visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O projeto foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e tem […]

09/07/2019 6h53 Atualizado há 3 anos atrás

A prefeita Eunice Pessoa e o secretário de saúde Antônio Neto participaram da abertura da segunda etapa do PlanificaSUS, um trabalho que visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O projeto foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.

Nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à 2ª etapa de implantação do projeto na Paraíba, quando prefeitos e secretários municipais da 14ª Região de Saúde assinaram o Termo de Adesão ao PlanificaSUS. De acordo com a coordenadora do PlanificaSUS, Priscilla Araújo, o projeto vai até dezembro de 2020 e envolve 25 facilitadores do estado e 11 tutores municipais, participando da qualificação que terá oficinas de preparação no modelo de Ensino à Distância (EAD) e seis encontros presenciais.

Durante o projeto, cada município terá uma unidade laboratorial de referência para executar as ações. A ideia é que essas unidades se multipliquem após a finalização do projeto. Profissionais da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e da Atenção Ambulatorial Especializada dos municípios formam o público-alvo da agenda. A linha de cuidado escolhida para ser contemplada no PlanificaSUS foi a Rede Materno-Infantil por conta de alguns indicadores que precisam melhorar.

O secretário de saúde Antônio Neto, afirmou que já havia iniciado no município uma reestruturação da Rede, mas acredita que a proposta do PlanificaSUS torna a mudança mais robusta, agregando qualidade. “Estamos muito confiantes no sentido de que vamos poder reformular muitos processos e o fluxo de trabalho. Temos a expectativa de melhorar nossa resolutividade e, com o que vai ser posto nesse projeto, esperamos conseguir aplicar os resultados em outras áreas da saúde pública de Mamanguape”, observa.

Já a prefeita Maria Eunice, disse estar muito feliz porque o município está fazendo parte do projeto, pois, segundo ela, tudo o que vem para qualificar é de muita valia. “Precisamos acreditar no SUS, mostrar que ele existe com boa qualidade e essa é uma oportunidade única que a SES está oferecendo para o nosso município. E isso vai sim dar uma renovada e qualificada no nosso trabalho enquanto SUS”, pontua.

O PlanificaSUS já foi experimentado em outros 11 estados do Brasil e todos tiveram resultados positivos. Mais de 300 municípios estão atualmente trabalhando essa proposta. Todo o esforço do projeto é para agregar valor ao usuário do SUS, garantir o cuidado integral. Ontem (8) foi finalizada na Paraíba a fase preparatória e concomitantemente inicianda a formação dos instrutores e facilitadores.

A agenda do PlanificaSUS vai até esta terça-feira (9) com explanações sobre o projeto, realização de trabalho em grupos e avaliação.