Mamanguape: Crianças de 5 a 11 anos de idade começam a ser vacinadas contra a COVID-19

A Prefeitura de Mamanguape deu início nesta terça-feira (18) à vacinação contra a COVID-19 das crianças com idades entre 5 e 11 anos. Nesse primeiro momento serão imunizadas as crianças com deficiência permanente ou comorbidades, mas também já podem ser imunizadas crianças na mesma faixa etária que não possuam comorbidades. A vacinação infantil segue o […]

18/01/2022 16h13 Atualizado há 2 anos atrás

A vacinação infantil segue o Plano  Nacional de Imunização, acontecendo em ordem decrescente de idade a partir dos 11 anos, conforme definição do Ministério da Saúde. O imunizante utilizado neste público é o da Pfizer, único liberado no país até o momento, cuja tampa do frasco vem na cor laranja para facilitar a identificação da vacina.

A dosagem é diferente da administrada em pessoas a partir de 12 anos, que recebem 0,5 mL, enquanto que para crianças é de apenas 0,2 mL, com intervalo entre a primeira e a segunda dose de, no mínimo, oito semanas. Quem completar 12 anos entre as duas doses, deverá ter o ciclo vacinal finalizado com a vacina pediátrica.

A vacinação acontece de terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, na Escola Estadual Senador Rui Carneiro e as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Além disso, no ato da vacinação, é necessário apresentar o Cartão SUS e o laudo médico comprovando a deficiência ou comorbidade.

A prefeitura segue o cronograma de vacinação conforme orientação do Governo do Estado, que faz a distribuição dos imunizantes, enviados pelo Governo Federal. A Secretaria de Saúde do Município informou que, conforme novas doses forem chegando, a oferta da vacina aumentará no ponto de vacinação.