Guarda Civil intensifica rondas nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino

14/04/2023 19h03 Atualizado há 1 ano atrás

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Guarda Civil Metropolitana, intensificou as rondas em escolas do município, tanto nas que pertencem à Rede Municipal de Ensino, quanto nas estaduais e particulares. O monitoramento das unidades de ensino é feito pela ROMU, mas outros grupamentos do órgão também estão empenhados no patrulhamento das escolas.

As rondas escolares são feitas diariamente, nos turnos da manhã, tarde e noite,  e algumas escolas contam ainda com a presença física dos guardas no início das aulas, no intervalo e saída da escola oferecendo maior segurança aos alunos. O trabalho da Guarda Civil é feito em parceria com as forças estaduais de segurança, tudo para garantir a segurança das escolas.

A intensificação do patrulhamento vai ao encontro do estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e atende aos anseios da comunidade escolar, ocorrendo desde a semana passada, quando houve um recrudescimento de ataques e ameaças em todo o país, assim como a disseminação de vídeos por aplicativos de mensagem e redes sociais.

As viaturas da Guarda Civil percorrem o entorno das unidades nos horários de maior pico, entrada e saída de alunos, mas também percorrem as proximidades das unidades em outros horários. No intuito de orientar e tranquilizar alunos e professores, o órgão de segurança municipal também vem realizando palestras nas escolas sobre bullying, violência e outros temas.

A intensificação do patrulhamento escolar foi definida pelo comando da GCM e não tem data de término definida, perdurando por tanto tempo quanto for necessário. A ordem é atuar com força e vigor para assegurar uma escola segura, alunos protegidos, pais e responsáveis tranquilos.