A cidade de Mamanguape é a única da ParaÃba no inÃcio de 2022 a continuar gerenciando propostas de agricultores familiares que ainda tem saldo no Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB.
O feito ocorre em virtude do quantitativo de projetos aprovados e habilitados para execução pela Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Agricultura, Defesa Agropecuária e Abastecimento.
Os produtos são vendidos à Companhia Nacional de Abastecimento e doados ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que é o responsável pela logÃstica de entrega à s comunidades carentes do municÃpio. Somente no ano de 2021 foram geridos 118 projetos, que somaram mais de R$750.000 (setecentos e cinquenta mil reais) em investimento, totalizando cerca de 600 (seiscentas) toneladas de alimentos.
No inÃcio deste ano já estão sendo executados 03 (três) projetos das Associações dos Agricultores de Alagoas, Mendonça e Hortigranjeira, que possibilitarão a continuidade das entregas, colaborando com a diminuição da fome de muitas famÃlias. O PAA é garantia de segurança alimentar e apoio à s famÃlias que vivem em constante estado de vulnerabilidade social
As famÃlias são continuamente monitoradas pelo municÃpio através da Secretaria de Ação Social e os dados desse acompanhamento são compartilhados com a Secretaria de Agricultura, Defesa Agropecuária e Abastecimento, que viabiliza o programa. Para a prefeita Eunice Pessoa, o PAA é de grande importância, pois gera emprego e renda na zona rural, aquece a economia local, além de valorizar o homem do campo e garante alimento de qualidade na mesa de quem precisa.