Defesa Civil inicia trabalho de desassoreamento do Rio Sertãozinho

A Secretaria de Habitação e Defesa Civil de Mamanguape deu início nesta quinta-feira (25) aos trabalhos de desassoreamento do rio Sertãozinho, popularmente conhecido como “rio Bandeira”. O serviço está sendo realizado por determinação da prefeita Eunice Pessoa, que tem andado muito preocupada com os alagamentos decorrentes das últimas chuvas no perímetro urbano do rio. Também […]

25/08/2022 23h55 Atualizado há 2 anos atrás

Também por ordem da prefeita, as Secretarias de Habitação e Defesa Civil, Assistência Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e Meio Ambiente realizaram inúmeras intervenções junto aos moradores. Foi, inclusive, a própria prefeita Maria Eunice que articulou, pessoalmente, junto a esses órgãos todos os atendimentos necessários para a população.

O começo dos trabalhos coincide com uma trégua nas chuvas nesses últimos dias, o que propiciou à Defesa Civil poder executar o plano de ação elaborado com as demais secretarias. O trabalho de desassoreamento do rio Sertãozinho será feito em 02 (duas) etapas, sendo a primeira etapa da Rua da Várzea até o distrito de Salema, nos limites entre os municípios de Mamanguape e Rio Tinto, com a utilização de uma máquina do tipo PC.

Logo depois, no perímetro urbano do rio, será feita a sua dragagem com os trabalhos realizados em parceria Defesa Civil, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Meio Ambiente. Trata-se de uma ação conjunta e de grande importância para evitar os alagamentos, especialmente nas Ruas da Várzea, do Imperador, João Pessoa e na parte baixa, região central da cidade.

É importante frisar a necessidade de conscientização da população, porque durante os trabalhos muitos objetos são encontrados ao longo do rio, especialmente no perímetro urbano. Esses materiais são jogados pela população e vão desde o lixo doméstico, passando por inservíveis, calçados, roupas e outros objetos.

Quem preserva a natureza salva vidas e ajuda o meio ambiente.

Máquina em ação

Objetos retirados do rio