Defesa Civil inicia trabalho de desassoreamento do Rio Sertãozinho

A Secretaria de Habitação e Defesa Civil de Mamanguape deu início nesta quinta-feira (25) aos trabalhos de desassoreamento do rio Sertãozinho, popularmente conhecido como “rio Bandeira”. O serviço está sendo realizado por determinação da prefeita Eunice Pessoa, que tem andado muito preocupada com os alagamentos decorrentes das últimas chuvas no perímetro urbano do rio.

Também por ordem da prefeita, as Secretarias de Habitação e Defesa Civil, Assistência Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, e Meio Ambiente realizaram inúmeras intervenções junto aos moradores. Foi, inclusive, a própria prefeita Maria Eunice que articulou, pessoalmente, junto a esses órgãos todos os atendimentos necessários para a população.

O começo dos trabalhos coincide com uma trégua nas chuvas nesses últimos dias, o que propiciou à Defesa Civil poder executar o plano de ação elaborado com as demais secretarias. O trabalho de desassoreamento do rio Sertãozinho será feito em 02 (duas) etapas, sendo a primeira etapa da Rua da Várzea até o distrito de Salema, nos limites entre os municípios de Mamanguape e Rio Tinto, com a utilização de uma máquina do tipo PC.

Logo depois, no perímetro urbano do rio, será feita a sua dragagem com os trabalhos realizados em parceria Defesa Civil, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e Meio Ambiente. Trata-se de uma ação conjunta e de grande importância para evitar os alagamentos, especialmente nas Ruas da Várzea, do Imperador, João Pessoa e na parte baixa, região central da cidade. 

É importante frisar a necessidade de conscientização da população, porque durante os trabalhos muitos objetos são encontrados ao longo do rio, especialmente no perímetro urbano. Esses materiais são jogados pela população e vão desde o lixo doméstico, passando por inservíveis, calçados, roupas e outros objetos.

Quem preserva a natureza salva vidas e ajuda o meio ambiente.

Máquina em ação

Objetos retirados do rio

 

COMPARTILHAR