Cine Azul: Prefeitura de Mamanguape e APAVAM promovem sessão de cinema para crianças autistas

O Cine Azul, fruto dessa parceria com a APAVAM, consiste na adaptação de sessões de cinema para esse público específico, com exibições exclusivas nas quais a família tem todo o suporte para que os filhos possam se sentir à vontade e curtir o espetáculo.

11/04/2024 12h38 Atualizado há 3 semanas atrás

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação dos Pais de Autistas do Vale do Mamanguape, promoverá no próximo sábado (13) uma sessão de cinema com pipoca, algodão doce e muita alegria. Será o primeiro Cine Azul, voltado para crianças autistas e seus pais.

Uma ida ao cinema, algo cotidiano e aparentemente simples para a maioria das famílias, pode ser extremamente desafiador para um autista. Fatores como som muito alto, necessidade de concentração e o espaço confinante, somados a alguns “olhares julgadores”, que não entendem muito bem o motivo da inquietação do autista, são verdadeiras barreiras para as crianças.

Não se trata de uma simples restringir de público e exibição de filmes, mas de uma série de adaptações coordenadas de forma inteligente para que nenhuma criança ficasse estressada durante a exibição. Durante a sessão, o ambiente é adaptado com meia-luz, refrigeração controlada, som mais baixo e liberdade para o público circular na sala e até mesmo sair e voltar.