Atenção pela vida: Prefeitura lança Campanha Maio Amarelo 2019

O mês de maio é o mês escolhido para o fortalecimento das ações educativas que visam promover a segurança no trânsito. A Prefeitura de Mamanguape, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, realizou a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, que nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para […]

17/05/2019 15h46 Atualizado há 3 anos atrás

O mês de maio é o mês escolhido para o fortalecimento das ações educativas que visam promover a segurança no trânsito. A Prefeitura de Mamanguape, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, realizou a solenidade de abertura do Movimento Maio Amarelo, que nasceu com uma proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em Mamanguape e em todo o mundo.

Com o tema é “Atenção pela Vida”, o evento de lançamento aconteceu nas dependências do Centro Cultural Fênix e contou com as presenças da prefeita Eunice Pessoa, da superintendente de trânsito de Mamanguape Fátima Laurindo, dos palestrantes Solimar Holanda (presidente da AGETRNS/CG) e Abimadabe e Vieira (representante do Maio Amarelo).

Além deles, ainda participaram da abertura da campanha o comandante da CIA de Bombeiros Militar de Mamanguape, Major Fernando, o chefe de investigações do GTE da Polícia Civil, Marquiciel Amadeu, a diretora da CIRETRAN de Mamanguape, Bárbara Talita, e os vereadores Maria de Saúde, Irmão Nestor, Irmão Mica e Raniere Veríssimo. Dentro da programação do Maio Amarelo, estão previstas ações de conscientização sobre pilotagem segura, direção defensiva, blitz, seminários, conferências e palestras.

O foco das ações está na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade, mas também há uma preocupação em mostrar a sociedade os riscos que a falta de bom senso pode causar. Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada a primeira blitz da conscientização, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) com apoio de agentes de trânsito e de alunos da rede municipal de ensino.

Para a prefeita Eunice Pessoa, a campanha tem um caráter de respeito a vida e amor ao próximo, pois o trânsito está cada vez mais violento e tem ceifado muitas vidas. “Acidentes acontecem, mas nós somos responsáveis pela redução desse número absurdo, que é uma coisa terrível e que na nossa região ocorre toda semana”, disse a prefeita. Todos os presentes foram enfáticos ao declarar a importância da iniciativa e a adesão do município ao movimento.

O mês de maio é histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. A sua escolha justifica-se por ter sido no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Por sua vez, o Amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito, de onde surgiu a ideia de criação do Movimento Maio Amarelo.