Alunos da Escola Adailton Coelho participam do primeiro passeio do Circuito Histórico-Cultural de Mamanguape

A Secretaria de Cultura do município realizou nesta terça-feira (29) o primeiro passeio do Circuito Histórico-Cultural de Mamanguape que faz parte do Projeto Nosso Patrimônio, Nossa História. Um grupo de alunos da Escola Adailton Coelho Costa, localizada no bairro do Gurguri, foi o primeiro a visitar o acervo histórico e arquitetônico que compõe o circuito.

A professora Fátima Azevedo, que acompanhou os alunos da escola durante o passeio, fez questão de parabenizar a iniciativa e falou de sua importância para a educação local. “É um projeto maravilhoso, porque é uma forma de nossas crianças conhecerem a história de Mamanguape, onde elas têm a oportunidade de visitar pontos turísticos, além de receberem, de forma leve, conteúdo essencial para sua formação”, disse a educadora.

Uma parte considerável do acervo visitado é composta por igrejas históricas do município, o que atraiu os olhares da comunidade religiosa e do padre Manoel Viana da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que participou do primeiro passeio. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais a história do município, principalmente porque alguns desses pontos turísticos são igrejas que trazem muito da história do nosso povo, por isso a importância de conhecer e conservar para as futuras gerações”, disse o pároco.

A secretária Ana Cristina, idealizadora do projeto, fez questão de acompanhar os visitantes e colaborar com a transmissão de conhecimento. “A importância que tem esse projeto reside na preservação do patrimônio histórico do município e nós esperamos que essa proposta, que esse projeto, possa colaborar para que haja compreensão do que foi e do que ainda é a cidade de Mamanguape”, disse a secretária. 

O início das visitações despertou o interesse de outras unidades educacionais e, somente para os próximos dias, outras 11 (onze) escolas já estão agendadas. O projeto foi lançado no último mês em grande evento no Centro Cultural Fênix e tem como um de seus objetivos conscientizar a população sobre a importância da preservação do acervo patrimonial do município.

O passeio faz parte do primeiro eixo do projeto, destinado ao conhecimento do patrimônio, voltado para a educação patrimonial, buscando através do conhecimento e da informação fazer com que a memória local seja perpetuada.

COMPARTILHAR