A Secretaria de Saúde encerrou as atividades do Saúde Para Todos 2019 com um café da manhã entre os envolvidos

O projeto Saúde para Todos fez nesta quarta-feira (18) o encerramento de mais um ano de muito trabalho, com uma belíssima confraternização com todos os participantes. Seguindo a recomendação do secretário de saúde, Antônio Neto, a equipe responsável direciona as atividades para a educação em saúde, prevenção e qualidade de vida. O projeto inovador na […]

19/12/2019 8h01 Atualizado há 4 anos atrás

O projeto inovador na região do Vale do Mamanguape, que tem à frente o educador físico Vladimir Chaves, vem modificando a realidade da população mamanguapense, em especial de pessoas da melhor idade. Ele é composto por uma equipe multiprofissional, formada por educadores físicos, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, entre outros, que transmitem boas práticas voltadas a uma melhor qualidade de vida.

Um dos aspectos mais importantes do projeto Saúde para Todos é o vínculo afetivo gerado pela convivência e assiduidade dos profissionais responsáveis pelas ações e os usuários que compartilham saberes e experiências a cada encontro, fazendo com que a buscar por uma vida saudável torne-se prazerosa e não apenas uma obrigação. Os próprios praticantes relatam seus avanços e a melhoria da saúde decorrente dessa relação e compromisso.

Depoimentos

• Adriana: “Eu não fazia nenhuma atividade física, depois que comecei a participar do programa tem sido muito bom pra mim.”
  • Marinês Gonçalves: “Aqui é uma família e a cada dia a gente faz mais amizade. A gente cresce mais e melhora a nossa alimentação, orientada pelas profissionais que tiram nossas dúvidas e eu só tenho a agradecer.”
  • Verônica (empresária): “Comecei a participar do Saúde Para Todos no final deste ano e agradeço muito a equipe pela iniciativa, parabenizando a todos pelo trabalho.”
  • Carminha do Planalto: “O programa é muito importante pra mim. Fico muito feliz em participar e espero que Jesus dê muita saúde pra gente participar no próximo ano.”
  • Adalita Costa: “Parabenizo vocês pela coragem te acordar logo cedo e de estar aqui participando. Eu sou diabética e no primeiro exame minha taxa deu mais de 300, depois que comecei a participar caiu pra 104 e tô controlando, tem sido muito bom pra mim.”

O Saúde Para Todos tem participantes de todos os cantos da cidade, a exemplo de Dona Carminha, que sai logo cedo a pé do bairro do Planalto para participar das atividades, mas também atende gente que mora próximo ao local, como Dona Adalita, que reside nos arredores da Praça da Matriz. O projeto existe desde 2018 e atualmente conta com mais 100 (cem) participantes semanalmente.

Para o secretário de saúde, Antônio Neto, a iniciativa propõe uma maior inserção de pessoas no círculo de atuação da secretaria e cumpre o seu papel de promover saúde através da prática orientada de exercícios e orientações nutricionais. “Nosso intuito é conhecermos mais nossa população, não somente quando já estão doentes, mas trazendo mais qualidade de vida para nossa população”, disse o secretário.