Mamanguape é o 1º município da Paraíba a implantar o SALTA-Z

A capital do Vale segue firme no seu papel de protagonismo na região. Mais uma vez, o município sai à frente e é novamente pioneiro na região na implantação de serviços que beneficiam a população. Na manhã desta sexta-feira (9), a prefeita Eunice Pessoa esteve na comunidade de Curralinho para inaugurar a implantação do salta […]

09/08/2019 23h04 Atualizado há 3 anos atrás

A capital do Vale segue firme no seu papel de protagonismo na região. Mais uma vez, o município sai à frente e é novamente pioneiro na região na implantação de serviços que beneficiam a população. Na manhã desta sexta-feira (9), a prefeita Eunice Pessoa esteve na comunidade de Curralinho para inaugurar a implantação do salta z.

A comunidade também recebeu a representante da FUNASA no estado Maria Ieda, vereadores, secretários e membros da gestão municipal. A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) que transforma água de baixa qualidade em potável para o consumo humano das populações mais carentes.

O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e que custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira, que é considerada uma solução inovadora, pois além de ser simples consegue atender, em média, até 600 pessoas por dia a um baixo custo para os municípios.

Todo o material utilizado na instalação pode ser adquirido no comércio local, o que garante praticidade a tecnologia pioneira. A Funasa instalou nos últimos dois anos centenas de unidades do Salta Z em todo o Brasil. Mamanguape é o primeiro município da Paraíba a receber um equipamento para pequenas comunidades, como é o caso da comunidade de Curralinho.

A senhora Marilda Vieira, representante da comunidade, disse que tanto Curralinho como a comunidade vizinha bebiam água que não era de qualidade, mas que agora pode convidar todo mundo para tomar água boa e de qualidade graças aos esforços da prefeitura em parceria com a FUNASA.

A prefeita Maria Eunice destacou o pioneirismo de Mamanguape, que mais uma vez sai na frente e busca parcerias para fomentar a tecnologia e trazer o que há de melhor para o município. “Eu sempre digo nas minhas falas que sou uma mulher movida a esperança, por isso, eu sempre acredito que vai dar certo. Mamanguape foi o primeiro município que assinou o termo de adesão ao salta-z e a nossa cidade é hoje a primeira a implantar o sistema na Paraíba, o que é para todos nós motivo de muito orgulho”, disse a prefeita.

O secretário de saúde Antônio Neto falou dos esforços empreendidos pela gestão municipal para viabilizar a implantação do projeto no município. “Provamos que é possível trazer benefícios para população sem muito custo, sem onerar tanto o poder público, provando que se há interesse do gestor municipal é possível transformar a realidade da população. Esse equipamento vai propiciar a população de Curralinho não apenas o fornecimento da água, mas também dignidade, porque agora vocês terão água de qualidade”, disse o secretário.