Prefeitura adquire sementes de manivas modificadas geneticamente pela Embrapa para os agricultores de Mamanguape

A Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Defesa Agropecuária, adquiriu 4 mil mudas de híbridos de macaxeira e mandioca de alta qualidade genética para distribuir para os agricultores familiares do município. Os híbridos são clones oriundos de um projeto que está sendo executado pela UFPB em parceria com a EMBRAPA, são […]

18/06/2021 23h45 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Defesa Agropecuária, adquiriu 4 mil mudas de híbridos de macaxeira e mandioca de alta qualidade genética para distribuir para os agricultores familiares do município. Os híbridos são clones oriundos de um projeto que está sendo executado pela UFPB em parceria com a EMBRAPA, são muito produtivos que possuem uma resistência maior aos ataques de pragas e doenças.

As mudas foram adquiridas através de um conjunto de prefeituras, que além de Mamanguape também foi composto por Jacaraú, Mari, Areia, Lucena, Rio Tinto, Santa Rita e Pilar. Eles integram o Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura no Estado, que tem parte dos agricultores beneficiados pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG).

A aquisição faz parte do Projeto Reniva da EMBRAPA, que foram adquiridas no estado do Pará, um total de 50 mil unidades e foram distribuídas entre os municípios citados. O objetivo é propiciar aos agricultores/produtores a disponibilidade das variedades e um cultivo com maior produtividade, com uma resistência às pragas, doenças e também com maior capacidade de convivência com as intempéries climáticas.

Os agricultores que serão beneficiados terão o acompanhamento dos técnicos tanto das instituições supramencionadas, como também do SENAR/PB, e da Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de reproduzir mais mudas e assim distribuí-las para outros agricultores.