Prefeitura de Mamanguape inicia campanha de vacinação contra a gripe em 2021

A campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2021 foi lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (12) e vai até o dia 9 de julho, com a expectativa de imunizar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários pelo SUS. A Prefeitura de Mamanguape segue o cronograma estabelecido pelo ministério e […]

13/04/2021 21h12 Atualizado há 3 anos atrás

A campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2021 foi lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (12) e vai até o dia 9 de julho, com a expectativa de imunizar 80 milhões de brasileiros de diferentes grupos prioritários pelo SUS. A Prefeitura de Mamanguape segue o cronograma estabelecido pelo ministério e já deu início à vacinação.

Como sempre acontece, a vacinação foi dividida em três etapas, cada uma com parte do público-alvo, começando já no dia 12 de abril com crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Na etapa seguinte, com início previsto para 11 de maio, serão vacinados os idosos com mais de 60 anos e professores e, por fim, a partir do 9 de junho integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, entre outros.

As únicas contraindicações da vacina são para crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe. No mais, deve ser respeitado um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da COVID-19 e a da gripe, devendo o imunizante contra o coronavírus ser priorizado quando disponível.

A orientação do Ministério da Saúde para as pessoas com suspeita de COVID-19 ou sintomas de outras infecções é adiar a vacinação para o vírus influenza. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem ir buscar sua dose para a gripe.