Secretaria de Saúde de Mamanguape realiza 1° Conferência Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou, na última quarta- feira, 18 de maio de 2022, a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo ao avanço e […]

20/05/2022 22h11 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Mamanguape, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou, na última quarta- feira, 18 de maio de 2022, a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo ao avanço e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Moderno e contou com a presença de profissionais de saúde, educação, assistência, estudantes, gestores de saúde, usuários do SUS e outros interessados em participar da avaliação das ações já desenvolvidas e discussão de novas propostas de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial. Também participaram da conferência a prefeita Eunice Pessoa, vereadores, secretários e membros da gestão municipal.

A conferência teve quatro eixos principais: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

A atual administração vem organizando e melhorando a rede de saúde mental do município. As mudanças são necessárias para adequação às legislações vigentes e às normas e regras do Ministério da Saúde e tem propiciado um melhor atendimento e acolhimento à população.

Para Rafael Ayres, secretário de saúde do município, a conferência é um espaço de suma importância para debater saúde mental e os direitos dos usuários, pois, segundo ele, saúde mental se faz com inclusão.  “Esses usuários mostram, mais uma vez , que saúde mental se faz com inclusão, se faz com o pensamento no próximo e é por isso que hoje estamos aqui”, disse Rafael.