Secretaria de Educação apresenta ações realizadas durante o ano de 2019

A Secretaria de Educação e Cultura do município apresentou no início desta semana um quadro sintético das ações desenvolvidas pelo órgão no ano de 2019. No relatório divulgado estão medidas estruturantes e pedagógicas. A reforma e melhoria da estrutura física das unidades escolares é uma preocupação constante da secretaria e, por conta disso, as escolas […]

05/11/2019 16h23 Atualizado há 4 anos atrás

A reforma e melhoria da estrutura física das unidades escolares é uma preocupação constante da secretaria e, por conta disso, as escolas Ana Cavalcante, Padre Geraldo, Cônego José Paulo e Mário Campelo passaram por grande reestruturação, recebendo obras e serviços para melhoria de seus espaços. No intuito de atender melhor a comunidade escolar do entorno da Usina Monte Alegre, a secretaria construiu a acessibilidade da Escola Maria Lúcia, bem como a aquisição e instalação de ventiladores para as escolas.

Dentre as várias intervenções realizadas nas unidades de ensino, também houve um esforço concentrado para oportunizar mais atividades pedagógicas para os alunos, entre as quais estão a aquisição de material/serviço de estrutura pedagógica, aquisição e entrega de carteiras escolares, flautas, violões, computadores e TV’ 43”. Também foram adquiridos cadernões de itens/questões de português e matemática para professores e alunos voltados para SAEB/Prova Brasil, novas estantes e placa de identificação para a biblioteca municipal “Antônio Azevedo” e a instalação de internet em várias escolas.

O reconhecimento profissional deve andar lado a lado com a melhoria da estrutura escolar, devendo estar atrelado a formação permanente e a capacitação constante voltadas aos educadores. Nesse sentido, a secretaria realizou o repasse do reajuste salarial estipulado pelo MEC de 4,17% ao magistério, o III Encontro dos Professores da Educação de Mamanguape (EPEM) com a temática: “Novas formas de ensinar, novas formas de aprender”, o II Encontro Sobre Inclusão, com o tema: “Inclusão Escolar: Desafios e Possibilidades” e a formação para os cuidadores educacionais.

A educação deve ser pensada de forma ininterrupta, sempre vislumbrando a continuidade de suas atividades com a elaboração de Plano de Ação, programas e capacitação de técnicos. A secretaria construiu e divulgou o Plano de Ação (2019-2022), voltado para a melhoria dos índices educacionais; fez a implementação do Programa Estudar Pra Vencer, com a utilização de material estruturado e formação continuada para os professores do 1º, 2º e 5º anos.

O órgão também implementou o Programa Mais Saber, com material estruturado e formação continuada para os professores de português e matemática das turmas do 9º ano, também levou técnicos da SEDUC para participar do II Seminário Regional “Educar Pra Valer”, em João Pessoa. Os profissionais também participaram do Seminário para supervisores escolares, em Monteiro-PB e do evento “Redes que Transformam”, em Embu das Artes-SP, trazendo para o município medidas que deram certo em outras cidades.

As ações pedagógicas e culturais são parte integrante da formação global dos alunos e, como não poderia deixar de ser, receberam uma atenção especial da secretaria. Entre as muitas ações realizadas estão a apresentação de Desfile Cívico, com a temática “Entre a escola e o saber, o que temos a mostrar?”, a ampliação das fanfarras escolares, a execução da segunda edição do projeto interdisciplinar Teia do Conhecimento, com a temática “Cidade Sustentável, os Desafios Tecnológicos” e a realização do II Simulado SAEB com o objetivo de avalizar o processo de ensino-aprendizagem dos professores e alunos dos 5º e 9º anos.

Os alunos que se destacaram no II Simulado SAEB foram premiados após avalição externa organizada pela SEDUC. A secretaria ainda elaborou projeto para participação do edital de culturas populares, na categoria mestres de cultura, do Ministério da Cidadania (projeto habilitado); implementação de campanha de incentivo à leitura através de instalação da “geladeroteca” na Praça do Rosário, realização e sarau poético e a realização da terceira edição do concurso de vídeos “Nossa História, Nosso Vídeo”.

Através de parceria com o governo do Estado participou do projeto Agosto das Letras, com apresentações teatrais, dança, oficina de grafite e contação de história; também em parceria, deste feita com a FUNESC, realizou a apresentação teatral “Ela pega pelo pé”. As parcerias renderam ainda o Show Meditações com a cantora Tâmara Cruz e os alunos do curso de canto, a realização, com a Secretaria de Saúde, de campanha de combate à dengue, e, juntamente com a UFPB, o I Festival de Música (em andamento).