Autor: Comunicação

Secretaria de Cultura do município lança Projeto Nosso Patrimônio, Nossa História

A Secretaria de Cultura de Mamanguape realizou nesta quarta-feira (9) um grande evento no Centro Cultural Fênix para o lançamento do Projeto Nosso Patrimônio, Nossa História, encabeçado pelo órgão em parceria com outras secretarias do município. A cerimônia teve início às 09h00 com um coffee break servido aos convidados e contou com a presença de […]

09/03/2022 23h07 Atualizado há 11 meses atrás

A Secretaria de Cultura de Mamanguape realizou nesta quarta-feira (9) um grande evento no Centro Cultural Fênix para o lançamento do Projeto Nosso Patrimônio, Nossa História, encabeçado pelo órgão em parceria com outras secretarias do município. A cerimônia teve início às 09h00 com um coffee break servido aos convidados e contou com a presença de muitas autoridades.

Participaram do evento a prefeita Eunice Pessoa, o vice-prefeito Zenóbio Rodrigues, vereadores, secretários, membros da gestão municipal e pessoas ligadas às áreas de história e cultura na região. Ainda participaram representantes de vários órgãos como UEPB, UFPB (Campus IV), OAB, IPHAEP, FUNESC, Ministério Público, Paróquias S. Pedro e S. Paulo e N. Sra. do Carmo, FAPEMA, Associação de Itapecerica, Sindicato dos Trab. Rurais e Coletivo Pé de Figo.

A cidade de Mamanguape, tem a origem da sua história inserida no processo de conquista da Paraíba, com um grande acervo histórico e arquitetônico, herdado da ocupação territorial e do período áureo da produção açucareira. O projeto lançado nesta quarta-feira (9) busca fazer conhecida a história da cidade, despertando a consciência de todos para preservação desse acervo patrimonial.

O lançamento do Projeto no Eixo patrimônio está dividido em duas frentes de ação, a primeira voltada para a Educação Patrimonial, buscando através do conhecimento e da informação fazer com que a memória local seja perpetuada. O objetivo do evento foi lançar o Circuito Histórico-Cultural do município para ter junto às redes de ensino (Estadual, Municipal e Privada), com alunos e professores da segunda fase do fundamental, médio e superior, e extensivo aos moradores do vale, pesquisadores e turistas dos 11 pontos históricos que foram selecionados.

A secretária Ana Cristina fez a apresentação do primeiro projeto, apresentando os elementos peculiares e de significância de cada patrimônio escolhido para o primeiro eixo, contou um pouco da história das edificações que compõem o acervo e falou da importância de preservar a memória da nossa gente. “Um povo que não preserva a sua história, a sua memória, não tem ciência de quem é, nem do que foi, nem o valor que possui”, disse a secretária. 

A prefeita Eunice lembrou do cuidado que a sua gestão tem desde o primeiro ano de seu mandato em relação a preservação do patrimônio do município. “Mamanguape é uma cidade de um acervo muito rico, um grande acervo histórico e patrimonial, mas que ao longo do tempo, por ausência de cuidado, foi se deteriorando e desde o início tenho buscado preservar, conservar e manter a nossa memória para as futuras gerações”, disse a gestora.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support