Projeto Geladeiroteca leva educação, conhecimento e lazer para crianças e adolescentes do município através da leitura

O Projeto Geladeiroteca foi criado pela Secretaria de Cultura do Município com a perspectiva de desenvolver o hábito da leitura entre as crianças, formando bons leitores, que no futuro poderão se tornar bons escritores. A iniciativa também busca resgatar um potencial histórico do município que sempre foi celeiro de grandes nomes da literatura. A perspectiva […]

28/10/2021 8h51 Atualizado há 2 anos atrás

A perspectiva da secretaria é tornar acessível o consumo de livros, dando ao alunado da Rede Municipal de Ensino e aos jovens a possibilidade de encontrar temperatura de qualidade em locais públicos da cidade. O projeto tem um outro braço chamado Cantinho da Leitura, que oportuniza um local acessível, amplo, bem iluminado e com condições para crianças e jovens interagirem com as histórias contadas nos livros.

O espaço foi pensado de forma totalmente lúdica para que a criança desperte o interesse pela leitura, onde ele vai encontrar livros infantis e infanto-juvenis. A mobília desses locais foi feita com material 100% reciclável e com abordagem pedagógica dentro do currículo do alunado.

As geladeiras que abrigam os livros são fruto de doações de carcaças que são processadas pelo município, modificadas pelos parceiros do projeto e recebem uma nova roupagem para comportar a literatura. O projeto foi abraçado pelas secretarias de educação e finanças do município, contando ainda com o apoio irrestrito da gestão municipal.

De acordo com Ana Cristina, secretária de cultura, as pessoas ainda têm muitas dificuldades para acessar a literatura no Brasil e o município busca estreitar essa distância. “O acesso aos livros em nosso país é atualmente algo muito distante da nossa realidade, pois temos uma parcela da nossa sociedade que não consegue ter acesso aos livros e fazer o bom uso deles”, disse a secretária.