Autor: Assessoria

CAPS I e CAPS AD III, realizam ação alusiva a Campanha Janeiro Branco

No último dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde do município, por meio das Coordenações do CAPS I e CAPS AD III, realizou uma Ação Alusiva a Campanha JANEIRO BRANCO – Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida. O Evento contou com uma caminhada com as equipes e usuários […]

04/02/2020 5h49 Atualizado há 3 anos atrás

No último dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde do município, por meio das Coordenações do CAPS I e CAPS AD III, realizou uma Ação Alusiva a Campanha JANEIRO BRANCO – Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida. O Evento contou com uma caminhada com as equipes e usuários dos Serviços de Saúde Mental, partindo da Escola Senador Rui Carneiro em sentido a Praça São Sebastião, onde os profissionais fizeram um PIT STOP, realizando panfletagem com informativos sobre a campanha.

Janeiro Branco
É uma campanha criada e promovida com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

A Conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza.

Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve os serviços de Assistência em Saúde Mental, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.”

E quando devemos começar a nos preocupar e a cuidar da nossa saúde mental?
O que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem.

Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo; e a psicoterapia pode ajudar a nos sentir melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.

A campanha é direcionada para a população de um modo geral. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre os transtornos, os tratamentos e cuidados com a saúde mental.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support