CAPS I e CAPS AD III, realizam ação alusiva a Campanha Janeiro Branco

No último dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde do município, por meio das Coordenações do CAPS I e CAPS AD III, realizou uma Ação Alusiva a Campanha JANEIRO BRANCO – Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida. O Evento contou com uma caminhada com as equipes e usuários […]

04/02/2020 5h49 Atualizado há 4 anos atrás

No último dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Mamanguape, através da Secretaria de Saúde do município, por meio das Coordenações do CAPS I e CAPS AD III, realizou uma Ação Alusiva a Campanha JANEIRO BRANCO – Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida. O Evento contou com uma caminhada com as equipes e usuários dos Serviços de Saúde Mental, partindo da Escola Senador Rui Carneiro em sentido a Praça São Sebastião, onde os profissionais fizeram um PIT STOP, realizando panfletagem com informativos sobre a campanha.

Janeiro Branco
É uma campanha criada e promovida com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

A Conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza.

Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve os serviços de Assistência em Saúde Mental, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.”

E quando devemos começar a nos preocupar e a cuidar da nossa saúde mental?
O que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem.

Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo; e a psicoterapia pode ajudar a nos sentir melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com nós mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.

A campanha é direcionada para a população de um modo geral. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre os transtornos, os tratamentos e cuidados com a saúde mental.