Secretaria de Saúde de Mamanguape lança programação do “Janeiro Branco”

O secretário de Saúde de Mamanguape, Antônio Neto, reuniu coordenadores e auxiliares para traçar a programação do “Janeiro Branco”, com eventos para os usuários do sistema e profissionais de saúde. Na terça-feira (29), a partir da 08h30h, será realizada no CAPS I a solenidade de lançamento do “Projeto Alô CAPS”. Com o objetivo de facilitar […]

23/01/2019 22h26 Atualizado há 3 anos atrás

Na terça-feira (29), a partir da 08h30h, será realizada no CAPS I a solenidade de lançamento do “Projeto Alô CAPS”. Com o objetivo de facilitar a interação entre os usuários do CAPS I e seus familiares, a Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do CAPS, iniciam o projeto piloto com metodologia de orientação pelo telefone para agilizar tanto o acesso quanto o atendimento a demanda pelo serviço.

Na Quarta-feira (30), das 13h30 às 15h00, teremos uma Mesa Redonda no Centro Cultural Fênix, com o tema “Urgências Psiquiátricas” – Identificação, Fluxo e Manejo Clínico, com facilitadores psiquiatras do CAPS I, CAPS AD e PAM, tendo com público alvo profissionais de saúde da SMS. No horário das 15h10 às 16h00, será realizada a capacitação “Matriciamento na Rede de Saúde Mental”, com equipes da Atenção Básica e do CAPS’s. Já quinta-feira (31), às 13h30, também no Centro Cultural Fênix, será realizada a “Capacitação para o uso racional de medicamentos e psicotrópicos”.

“A primeira razão é a quebra de tabus e o enfrentamento do problema. O suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo. Assim, se o suicídio é prevenível em 90% dos casos, como aponta a Organização Mundial da Saúde, é preciso saber como preveni-lo e isso só é possível com informação e conhecimento. Por isso, é preciso falar”, esclarece o Coordenador do CAPS I, Armani Vicente.

Segundo o secretário Antônio Neto, na reunião ficou definida uma grade de ações para problematizar assuntos pertinentes à população na questão da saúde mental. “Provocamos a reunião para dedicar este mês às ações e juntarmos os setores da secretaria para conseguirmos grandes resultados”, ressaltou Neto.